ESTG - Mestrado em Engenharia Mecânica - Produção Industrial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Engenharia Mecânica - Produção Industrial by Subject "5S"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Application of DMAIC methodology to the Meat IndustryPublication . Dias, Catarina Castelhano; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Correia, Mário António SimõesThe pressure from the current markets and the competition between companies that is noticed nowadays forced the companies to be in a continuous improvement process to improve the service levels and their quality rates. Several companies, in order to increase the value offered to the customer and reduce the wastes have adopted improvement methodologies as Six Sigma and Lean thinking. The company where the present project was performed, SoHi Meat Solutions, is the result of the joint venture between Sonae MC and Hilton Foods. As a retail leader in Portugal, Sonae MC was forced to follow the tendency of applying improvement processes in several areas. Here we are going to focus in the case of SoHi Meat Solutions, the meat-processing center of Sonae MC, located in Santarém. This project based on the beef line of the meat-processing center, had the main goals of increasing the OEE by 20%, the augment of 1.0 percentage point of Yields, and a 15% increase of PPM. In addition, the project also had the goals of reducing Giveaways by 1.0 percentage point and Setup times by 50%. For that purpose, the DMAIC roadmap established by Six Sigma methodology was adopted and reinforced by the implementation of tools as VSM, 5S, Autonomous Maintenance, SMED and Kamishibai (Lean tools). The principal results of this project were the increase of 21.2% of the OEE, the augment of 1.1 percentage points of the average Yield, and a 3.7% increase of PPM. On the other hand,
- Implementação da metodologia 5S no âmbito da utilização das ferramentas de cortePublication . Faria, Luís Carlos da Silva; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Vieira, Milena Maria NogueiraO trabalho apresentado surgiu com a necessidade da realização de um projeto de mestrado, em conjunto com a oportunidade de implementar novos métodos organizacionais na empresa Farmi-Reparações, Lda. Para efetuar esta alteração recorreu-se à metodologia 5S, tendo sido necessário para tal realizar um estudo teórico às ferramentas de melhoria da qualidade, com maior destaque para a metodologia 5S e o fator de resistência à mudança inerente à implementação. No sentido de alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma análise inicial à empresa, e delineou-se uma estratégia para contornar a resistência à mudança por parte dos colaboradores aos métodos de trabalho, que poderiam colocar em causa a implementação da metodologia 5S. Com base na estratégia definida, aplicou-se a metodologia em alguns postos de trabalho da secção de produção, e na totalidade da secção de bancada. Para tal, foi necessário a empresa realizar alguns investimentos, nomeadamente, com a aquisição e fabricação de sistemas de organização. Ao nível da medição do impacto da implementação dos 5S, foi analisado o grau de aplicação de cada senso e identificados os benefícios obtidos na seção de bancada. Foi realizada ainda uma auditoria 5S e comparados os resultados das quebras de ferramentas de corte e saída por desgaste do 1º semestre de 2016 com o 1º semestre de 2015. Com base nos resultados e trabalho realizado, é de destacar que o impacto mais positivo deste trabalho foi o facto de este ter sido o início do processo de melhoria contínua na empresa, gerando as condições necessárias para implementar outras técnicas da qualidade, pois permitiu contornar a resistência à mudança dos colaboradores no que respeita aos métodos de trabalho e organizacionais estabelecidos.
- Planeamento e melhoria da produção na indústria de moldesPublication . Melo, Nélia Catarina Franco; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Vieira, Milena Maria NogueiraO principal objetivo deste projeto consistiu na análise do planeamento e do processo produtivo da empresa Erosomolde, Lda, tendo como finalidade identificar e propor melhorias, tanto ao nível do planeamento, como ao nível do layout, organização e arrumação das secções e redução de tempos de setup. Neste âmbito foi estudado o modo de funcionamento do planeamento da produção, abarcando todas as etapas do processo de fabrico de um molde, ou seja, desde a adjudicação até à expedição do mesmo, envolvendo a análise de tempos e de sequências das operações relativas ao fabrico de cinco moldes. Paralelamente, foram estudados os percursos efetuados pelas peças e operadores, com o intuito de melhorar o layout atual, assim como identificada a secção menos organizada, e recolhidos os tempos de mudanças de peças e ferramentas na secção de maquinação CNC, visando reduzir os tempos de setup. Para tal, foi utilizada como suporte a metodologia LEAN MANUFACTURING e aplicadas as técnicas de 5S e SMED, entre outras. De um modo geral, com este projeto conseguiu-se obter resultados satisfatórios, tanto a nível de planeamento, como a nível de implementação de melhorias na produção, resultantes da aplicação das técnicas de 5S e SMED, tendo sido possível alcançar níveis elevados de organização e limpeza (Classificação inicial de 34 % versus classificação final de 86,3%), assim como reduzir de forma significativa os tempos de mudanças de setup nos equipamentos (com reduções estimadas de 4,6% a 17,9%).