ESECS - Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática by Subject "Curso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- E-mat6 uma experiência de e-learning com alunos do 6º anoPublication . Pimparel, Maria Doroteia Pires MadureiraA relevância da investigação prende-se por um lado, com a sua atualidade em termos da utilização da plataforma Moodle no desenvolvimento de competências específicas e transversais da disciplina de Matemática e, por outro, com a possibilidade de implementar uma ação concreta de relacionamento escola/família no âmbito das aprendizagens da disciplina. Foi definida como meta central deste projeto elaborar, implementar e avaliar um curso a distância para alunos do 6º ano, estabelecendo-se numa parceria estreita com os encarregados de educação. As questões de investigação centraram-se na capacidade de resposta às necessidades dos encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos na utilização das tecnologias e no desenvolvimento de competências matemáticas em tempo de férias, na promoção de aprendizagens matemáticas em rede e na manutenção dos níveis de motivação dos alunos, e na identificação dos aspetos que devem ser considerados no planeamento e implementação de um curso a distância para alunos do 6º ano, de modo a que este se perspetive como fator de inovação no estabelecimento de parcerias entre a escola e a família. No estudo foi utilizado um modelo plurimetodológico, designado por metodologia de desenvolvimento, que agrega características de outros tipos de estudos, e em que se utiliza como ponto de partida um protótipo de curso a distância, concebido pela investigadora e suportado teoricamente. Foi possível verificar, que o caráter estratégico do curso enquanto iniciativa aglutinadora das necessidades dos pais, com filhos em férias a necessitar desenvolver as suas aprendizagens no âmbito de uma disciplina que muitos, de forma redutora, associam com as questões que envolvem números e operações, constituiu-se, pelos resultados obtidos, como uma iniciativa credível e de bom senso.