ESECS - Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática by Subject "Aprendizagem da geometria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridadePublication . Santos, Margarida Maria de Almeida FerreiraEste estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática, debruça-se sobre a implementação de uma sequência de tarefas, com recurso ao GeoGebra, no estudo do tópico “Triângulos e quadriláteros”, no 7.º ano de escolaridade. Em particular, pretendia-se investigar os desafios que emergem na prática letiva quando se aplicam tarefas envolvendo a utilização do GeoGebra e que visão têm os alunos da utilização de tarefas com recurso a este software, na aprendizagem da geometria. Trata-se de uma investigação sobre a prática, de natureza qualitativa e interpretativa. Os intervenientes foram os 24 alunos de uma turma da investigadora, que assume neste estudo o duplo papel de professora e de investigadora. A recolha de dados baseou-se nas produções dos alunos, ao longo da aplicação da sequência de tarefas, e no diário de bordo da investigadora. A análise dos dados revelou que é fácil a adaptação dos alunos ao ambiente de trabalho do GeoGebra e que a sua utilização auxilia a aprendizagem da geometria, na medida em que facilita o estabelecimento de conjeturas, bem como a compreensão das propriedades e dos conceitos geométricos. Neste tipo de atividades, regista-se uma forte solicitação do professor, mesmo que as tarefas contenham a informação necessária à sua consecução.