ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC by Subject "Competências multidisciplinares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pinho, Patrícia Isabel Gonçalves; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNum mundo em permanente mudança tecnológica, as salas de aula enfrentam cada vez mais novos desafios. O contacto com a tecnologia faz com que os interesses dos alunos divirjam do que eram há apenas alguns anos atrás. Apesar de todo este contacto com a tecnologia, muitos alunos não conseguem utilizar os recursos que têm, no sentido da aprendizagem. Cabe ao professor estar atento e aproveitar isso como oportunidade, potenciando as capacidades e conhecimentos prévios dos alunos, criando ambientes facilitadores de aprendizagens significativas. Cabe também a cada escola/ agrupamento acompanhar estas mudanças dosseus professores, de forma a proporcionar formação e equipamentos que permitam dar estes passos em segurança. Os principais objetivos desta investigação foram analisar de que forma é que a utilização da robótica educativa em contextos de sala de aula promove a articulação curricular no 1.º ciclo do ensino básico e se as inteligências múltiplas poderiam ser desenvolvidas através dessas atividades. Participaram neste estudo seis professoras titulares de turma e uma turma que vivenciou o projeto Roboticar durante três anos letivos. O estudo, no qual se seguiu a metodologia de investigação-ação, confirmou que atividades de robótica educativa podem ser mobilizadoras da articulação curricular acompanhando as aprendizagens essenciais e reforçando os conhecimentos já adquiridos. Também permitiu observar uma apropriação das inteligências múltiplas por parte dos alunos, traduzindo-se isso numa maior consciência das suas capacidades e do autoconhecimento. A análise dos dados permite observar essa evolução ao longo dos ciclos de investigação.