Mestrados da ESAD.CR
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Browsing Mestrados da ESAD.CR by Subject "Ação"
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- Cadernos de artista: Floresta, Associação, Escola e outras coresPublication . Plamadeala, Daniela; Ferreira, Célia Cristina Correia; Morais, Teresa Margarida LuzioEste trabalho escrito reflete com mais clareza, ou precisão, ideias que fui desenvolvendo sobre a minha prática artística e de trabalho, e que estão patentes nos cadernos de artista que criei. Escolhi reunir um conjunto de trabalhos artísticos, em especial séries fotográficas que foram realizados entre 2014 e 2023. Também incluo desenhos e escrita no trabalho final de apresentação. O trabalho no geral tem uma componente vincada de improvisação. Posteriormente, resulta em elementos com caraterísticas não só poéticas, como em elementos mais “terra-a-terra". Da relação entre arte-e-vida foram nascendo objetos, ações e práticas que são repensadas e ‘autorizadas’ pela aproximação aos textos e prática de Allan Kaprow. A parte teórica tem sido um forte auxílio para a construção e organização do trabalho. É quando o texto me “processa”. O trabalho de organização de imagens e de apontamentos resulta na composição apresentada em três cadernos separados: o caderno Vermelho ou a Floresta, o caderno Azul ou a Associação e o caderno Amarelo ou a Escolinha.
- Interzone : experiências corpo a corpoPublication . Lopes, André Ribeiro; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaEscolhi este título para o meu documento escrito uma vez que situa e caracteriza, na sua essência, o meu trabalho plástico, como um layer intermédio subjacente, fruto de duas áreas distintas, contudo inevitavelmente férteis. Neste caso, esta relação recíproca patente no título, interliga desporto e arte. A Interzone caracteriza a minha procura em torno de uma materialização artística; a origem da palavra tem lugar na obra do cineasta David Cronenberg, cujo filme Naked Lunch é inspirado no romance publicado em 1959 por William Burroughs. Aqui o acesso à Interzone, (uma zona imaginária e real) é favorecido através da falha, da queda ou do erro, como incentivo e inspiração para a prática artística. A escolha deste título para o meu texto é deste modo essencialmente baseada em volta do erro, queda e falha, ideias estas intrínsecas à experiência, que impregnam e definem a Interzone como um lugar produtivo de experimentação transversal ao meu trabalho. Este texto surge como uma tentativa de documentar a minha experiência da inter-relação entre arte e desporto, sendo que este último serve de inspiração produtiva para a minha prática artista. Este processo estabelece ainda uma lógica do encontro onde o resultado é o meu trabalho, equacionando 1+1=3.
- Maria is DeadPublication . Santos, Inês Cristina de Oliveira; Leitão, Catarina Pereira; Martins, Celso da CruzEsta dissertação insere-se na componente escrita do mestrado em Artes Plásticas e parte da hipótese que a arte é uma ferramenta de preservação da memória, numa reflexão sobre a minha prática artística desenvolvida nos últimos 3 anos. Partindo de uma observação pessoal, íntima e sincera, exponho determinados acontecimentos da minha vida, em especial o luto e como este marcou a minha trajetória artística. Numa articulação com outros artistas plásticos e pensadores que se dedicaram a este mesmo tema, pretendo fazer desta dissertação a tentativa de fixar um gesto que está ancorado a uma experiência pessoal. Assim, inscrevo o meu trabalho no binómio Arte/Vida em três capítulos, que acompanham cada fase do luto, respetivamente: Primeiro capítulo- Fase inicial de choque ou negação; Segundo capítulo- Fase de confronto; Terceiro capítulo- Aceitação.
- Objetos não identificadosPublication . Correia, Frederico Rocha; Pires, Fernando Alípio Brízio; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresA vida em sociedade requer integração, ação e comunicação para se efetivar. Enquanto membros de uma sociedade, assumimos direitos e deveres que nos são, à partida, impostos. A sociedade, que se compõe na forma de sistema, estipula e oferece meios para um estilo de vida organizado e programado, tendo em vista o próprio enriquecimento. O ambiente doméstico é um retrato desse modo de vida idealizado, sendo constituído essencialmente por objetos normalizados que refletem os valores e costumes de uma sociedade em constante evolução. Esta exige a permanente execução de normalizações no ambiente doméstico em função do progresso. No entanto, centram-se na alusão ao contexto histórico e cultural inerentes a uma sociedade, sem questionar a relação do sujeito com o ambiente doméstico. Nesse sentido, este trabalho surge com o intuito de incitar uma reflexão sobre o papel dos objetos na vida quotidiana, questionando a efetividade da forma enquanto identidade do objeto, e de perceber como essa identidade condiciona, ou mesmo predestina, o seu modo de uso. O trabalho concretiza-se na forma de exercício, em que se procura abstrair as pessoas de ideias preconcebidas relativas aos objetos do ambiente doméstico, uma vez que estas as orientam para empregar uma estrita forma de uso e, consecutivamente, limitam a criatividade ou privam as pessoas da sua liberdade de expressão e apropriação sobre a matéria. A atribuição de uma única funcionalidade aos objetos vem assim constranger o utilizador, de tal forma que esses tendem a multiplicar-se incessantemente no espaço doméstico para responder às mais diversas necessidades. A multiplicidade de objetos revela-se então inconveniente pelo estado de obsolescência que atinge aquando da sua não utilização, ocupando espaço e proporcionando desconforto. Deste modo, o trabalho foca-se em atribuir um carácter neutro ao ambiente doméstico, com o intuito de conferir um relativo sentido de abstração aos objetos, para evitar exercer influência sobre os comportamentos do utilizador e permitir que este usufrua do espaço doméstico em função dos seus interesses. O resultado do projeto é a construção de um sistema de mobiliário que apoia a concretização de um ambiente doméstico dinâmico e versátil, onde o espaço pode ser rentabilizado de forma a conferir comodidade.