ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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- Um percurso reflexivo sobre o desenvolvimento de competências pessoais na Abordagem de Trabalho de Projeto na ótica das criançasPublication . Antunes, Catarina Tavares; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira que concerne à dimensão reflexiva, relativa aos quatro contextos educativos de intervenção (creche, jardim de infância, 1.º ciclo do ensino básico) e a segunda que diz respeito à dimensão investigativa, em contexto de jardim de infância e 1.º CEB. A primeira parte engloba, utilizando um pensamento encadeado, crítico e reflexivo, a essência de cada contexto, bem como o papel do educador e a construção articulada do saber emergente do ciclo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação. Ao longo destes pontos de reflexão relatam-se alguns episódios vivenciados ao longo da prática, realizando um percurso reflexivo e conectado da teoria até à prática. No término de cada uma delas, destacam-se as premissas basilares ao longo de todo o meu percurso. A segunda parte do relatório é vinculada ao ensaio investigativo que decorreu no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação é de natureza qualitativa, que se assume como um estudo-caso e que pretende responder à questão de partida definida: Qual a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade acerca do contributo da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento das suas competências pessoais? Este terá como objetivos: (i) Identificar a perceção de crianças dos 4 aos 7 anos de idade relativamente ao impacto da Abordagem de Trabalho de Projeto no desenvolvimento de competências pessoais; (ii) Comparar as opiniões das crianças em relação à Abordagem de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) Refletir sobre a agência e a voz da criança durante o projeto na valência de Jardim de Infância e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iv) Refletir sobre o papel da investigadora, enquanto também educadora e professora durante a Abordagem de Trabalho de Projeto. Acompanhado de uma fundamentação teórica que sustenta todas as informações presentes no percurso investigativo encontra-se dividido em duas fases. Na primeira explanam-se os dados recolhidos ao longo do desenvolvimento dos dois projetos. Já na segunda, analisam-se as perspetivas dos diferentes participantes, com base nas respostas aos inquéritos por questionário aplicados. Para este estudo recorreu-se à observação direta e participante, aos registos fotográficos e em vídeo. Ainda foram realizados inquéritos por questionário às crianças. O estudo sugere que as crianças têm uma grande perceção acerca das vantagens da Abordagem de Trabalho de projeto, no desenvolvimento das suas competências pessoais, pelo que as evidências recolhidas corroboram as ideias defendidas pelos autores de referência.