ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Active Learning"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre sismos e vulcõesPublication . Silva, Sara Domingues; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à dimensão reflexiva, na qual consta uma reflexão crítica e fundamentada sobre as práticas pedagógicas realizadas no 1.º CEB e no 2.º CEB, uma por capítulo. Para cada uma delas é feita uma breve caracterização dos contextos educativos, sendo apresentadas as aprendizagens e as dificuldades sentidas durante todo o percurso educativo, refletindo sobre os referentes considerados mais significativos, no processo de desenvolvimento de uma (futura) docente. A segunda parte, que corresponde à dimensão investigativa, apresenta um estudo desenvolvido numa turma de 4.º ano de escolaridade, no decorrer da Prática Pedagógica II em 1.º CEB. Este estudo, que tem como base um paradigma qualitativo, procura avaliar o contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre vulcões e sismos, uma temática cujo interesse foi suscitado pelos alunos. Para tal, foram inicialmente recolhidas as ideias e os interesses prévios dos alunos, para posteriormente se implementar a referida metodologia e, por fim, conhecer as perceções dos alunos sobre o processo e identificar as aprendizagens realizadas. Para a concretização destes objetivos, privilegiaram-se, sobretudo, a análise documental (das produções dos alunos), a observação direta participante (com registo escrito, fotográfico e audiovisual) e o inquérito (por questionário e entrevista – focus group). A análise dos dados recolhidos revela que, através da implementação da Metodologia de Trabalho por Projeto, os alunos desenvolveram aprendizagens significativas sobre a temática em estudo e reportam satisfação com esta metodologia de aprendizagem, destacando, no entanto, algumas dificuldades, sobretudo, na fase de execução (e.g., pesquisa) e na gestão do trabalho de grupo.