ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Aprendizagem"
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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidosPublication . Francisco, Vanessa Alexandra Miranda; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Figueiredo, Andreia Filipa Gonçalves; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente à Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da futura professora e reflete-se, crítica e fundamentadamente, acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, identificaram-se referentes significativos para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora em formação, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas em cada um dos contextos de Prática Pedagógica. A dimensão investigativa surgiu no contexto da Prática Pedagógica com uma turma do 3.º ano de escolaridade e incidiu na área da Matemática. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se pretendeu compreender as ideias dos alunos sobre o que é um problema matemático e classificar os problemas formulados pelos alunos antes e após a implementação das estratégias e se em vez de? e aceitando os dados. Neste contexto, formularam-se as seguintes questões de investigação: “Quais as conceções dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é um problema matemático?” e “Que problemas matemáticos formulam os alunos do 3.º ano de escolaridade antes, durante e após a implementação das estratégias e se em vez de? e aceitando os dados”. Tendo em conta as questões formuladas, implementaram-se tarefas matemáticas em sala de aula e procedeu-se à recolha e análise das produções dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que as tarefas matemáticas implementadas poderão ter contribuído para a formulação de problemas por parte dos alunos.
- Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Soares, Susana Margarida Correia; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente à Prática PedagógicaSupervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como professora. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação realizada com vinte e dois alunos do 3.º ano de escolaridade, numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico, situada em Leiria. Esta investigação, de caráter qualitativo, procurou classificar os problemas formulados pelos alunos, antes e após a implementação de tarefas matemáticas. Neste contexto, formulou-se a seguinte questão de investigação: Qual a influência da implementação de tarefas matemáticas na formulação de problemas por parte dos alunos de 3.º ano? Os resultados obtidos mostram que as várias tarefas matemáticas implementadas poderão ter contribuído para a formulação de problemas, cada vez mais complexos e desafiantes, por parte dos alunos.
