ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As empresas de trabalho temporário enquanto alternativa para resolver os problemas de recrutamento de recursos humanos das organizações do terceiro setorPublication . Santos, Fábio Alexandre Ferreira dos; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deNa atualidade, estamos perante um cenário altamente competitivo, que interfere diretamente com o mercado laboral, que privilegia a reposta rápida às suas necessidades. Esta investigação, pretendeu compreender se as Empresas de Trabalho Temporário (ETT), poderiam ser uma parceria eficaz para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no que respeita aos seus processos de recrutamento de mão-de obra. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso, com uma amostra de oito Diretores/as Técnicos/as, que exercem funções em Organizações do Setor Solidário. Para obter os dados, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, por se utilizar a metodologia qualitativa. Conclui-se que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), enfrentam bastantes dificuldades no recrutamento e posterior retenção de profissionais, devido a inúmeros fatores, tais como o salário e as parcas condições laborais. Como tal, as Empresas de Recrutamento, aprofundando o seu conhecimento acerca das especificidades do setor social, poderão ser uma parceria interessante para o mesmo, apresentando inúmeras vantagens como a rapidez e redução dos encargos administrativos associados à contratação de pessoal, que terão a possibilidade de se concretizar como cruciais no momento de maior necessidade de mão-de-obra, apesar de esta consultoria ter um custo associado, que poderá se revelar pouco comportável para o Instituições Solidárias. A literatura, no que respeita às Empresas de Trabalho Temporário (ETT), nos serviços que oferecem e, por conseguinte, como estas poderiam se materializar no setor solidário, tem sido desenvolvida de forma pouco consistente, denotando-se a existência de muitos poucos estudos acerca da temática, estando estes, voltados essencialmente para o setor privado, existindo por esse motivo, pouca evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação, para esta investigação.
- O contributo da implementação de uma loja social na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e económicaPublication . Alves, Helena Gabriela Fiusa; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social, e visa apresentar o Pombal. Esta iniciativa nasce da constatação do agravamento das condições de vida de diversos segmentos da população portuguesa e daresposta limitada e burocratizada por parte do Estado face às situações de carência e vulnerabilidade social. -se como uma resposta de proximidade, ancorada no terceiro setor e orientada por princípios deeconomia circular e solidariedade social. Este projeto procurou compreender e demonstrar o impacto de uma estrutura deste tipo namelhoria da qualidade de vida de indivíduos em situação de fragilidadeeconómica e social. A intervenção visou ainda promover a dignidade dos beneficiários, estimular o voluntariado e fomentar o espírito de entreajuda na comunidade local. Ao longo deste relatório, procurar-se-á abordar teoricamente as temáticas do terceiro setor, os direitos humanos, as lojas sociais e a vulnerabilidade social e económica. Para a realização deste trabalho foi efetuado um diagnóstico social e organizacional e uma caracterização da população-alvo, elementos importantes para a compreensão econceção do projeto. A investigação empírica assenta na recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos relativos à operação da lojasocial, às características dos beneficiários e doadores, e à dinâmica das vendas online.Os resultados obtidos evidenciam que a loja social teve um impacto positivo na vida das famílias apoiadas, contribuiu para o reforço das redes de solidariedade e revelou-se uma ferramenta eficaz no combate à exclusão social. A integração de princípios de reutilização e consumo.consciente reforça a sustentabilidade do projeto e alinha-o com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os que visam a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. Conclui-se que a implementação de lojas sociais, articuladas com redes comunitárias e estratégias de gestão eficazes, pode representar uma resposta complementar relevante às insuficiências do sistema de proteção social, promovendo não apenas o alívio de carências imediatas, mas também a coesão social e o desenvolvimento local.
