Escola Superior de Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências Médicas:Outras Ciências Médicas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A esperança na prática especializada de enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Querido, Ana Isabel Fernandes; Gomes, José Carlos RodriguesA Esperança é essencial na experiência da vida, assumindo especial relevância na saúde mental das pessoas. Manter a esperança em situações de adversidade e na presença de sofrimento mental, requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco de enfermagem é imperativa na prática do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental, no sentido de assistir e apoiar os clientes no uso de estratégias de esperança na capacitação para a gestão da complexidade dos problemas mentais. Não obstante este reconhecimento do papel do enfermeiro especialista em saúde mental na capacitação para a esperança, a forma como ela se desenvolve nos contextos da prática especializada carece de evidência e visibilidade. O presente relatório versa sobre a prática especializada em enfermagem de saúde mental, realizada em dois contextos da prática clínica que favoreceram o desenvolvimento das competências de enfermeiro especialista e enfermeiro especialista de saúde mental, tendo a esperança como foco de atenção. Nele pretende-se descrever a relevância da esperança nos contextos de saúde mental, analisar o processo de desenvolvimento de competências à luz dos referenciais da enfermagem especializada e identificar o papel na esperança na saúde mental com base na evidência científica. As competências desenvolvidas foram suportadas pela metodologia científica, alicerçadas em modelos teóricos de enfermagem avançada, assente na identificação das necessidades /elaboração de diagnósticos, planeamento das intervenções, implementação de intervenções com vista à obtenção de ganhos em saúde nos clientes / grupos, e avaliação das mesmas face aos resultados esperados. A análise dos resultados obtidos face à especificidade das intervenções dirigidas à esperança foram considerados sensíveis à prática de enfermagem, e evidenciaram ganhos em saúde e esperança, suportados pela revisão integrativa da literatura e pelo estudo de caso.
- Perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem sobre a simulação de alta-fidelidadePublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução: Ao longo dos últimos anos, o ensino de Enfermagem tem caminhado na direção da utilização de novas metodologias, entre as quais salientamos a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF), possibilitando aos estudantes ter um primeiro contacto com as práticas clínicas ainda em ambiente escolar. Metodologia: De forma a estudar a relação da SAF nos estudantes de Enfermagem, foi realizado um estudo correlacional e transversal, onde foram traduzidos e validados transculturalmente dois instrumentos: Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High-Fidelity Human Patient Simulator e Learner Satisfaction with Simulation Tool. Para além da tradução e validação destes instrumentos este estudo teve como objetivos avaliar a perceção de aprendizagem, da satisfação e da autoeficácia de 139 estudantes de Enfermagem, de ambos os géneros, sobre a SAF. Resultados: Os resultados revelaram que a Escala de Perceção de Aprendizagem e a Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF apresentam uma adequada validade e fidelidade, permitindo a validação dos respetivos instrumentos de medida para os participantes. Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes e o número de experiências com recurso à SAF, com a perceção de aprendizagem e a satisfação dos estudantes de Enfermagem relativamente à prática de SAF. Conclusão: Deverá continuar-se a investir na realização de práticas com recurso à SAF em contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de experiências de alto valor para os estudantes de Enfermagem, complementando a prática clínica de prestação de cuidados de saúde à Pessoa num ambiente real.