ESTG - Mestrado em Engenharia Civil - Construções Civis
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Engenharia Civil - Construções Civis by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Engenharia e Tecnologia:Engenharia Civil"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estágio curricular em sistemas de informação geográfica (SIG) e gestão da manutenção das infraestruturas da empresa SIMLIS, S.A.Publication . Pinto, Pedro Miguel Barbosa; Gonçalves, Luísa Maria SilvaEste relatório tem como principal objetivo descrever de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular inserido no plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil, Construções Civis para a obtenção do Grau de Mestre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Este estágio decorreu na empresa SIMLIS, Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, S.A., na estação de tratamento de águas residuais das Olhalvas, Leiria, durante o período de 14 de setembro de 2014 e 27 de fevereiro de 2015. Durante o estágio foram realizados trabalhos na área dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e na implementação de um armazém de materiais de construção que contribui para a gestão e manutenção das infraestruturas. Na área dos SIG havia a necessidade na empresa de atualizar a base de dados com as últimas modificações na rede através da edição prévia de projetos de construção da rede em desenho assistido por computador (CAD), a importação através de ferramentas SIG ou então pela introdução manual dos atributos de cada elemento, e, por fim, disponibilizar esta informação sob a forma de mapas impressos e em plataforma WEB pela exportação de dados para um fácil acesso à informação atualizada. Na segunda parte deste relatório é descrito todo o processo de implementação de um armazém de materiais de construção, toda a metodologia adotada e procedimentos inerentes ao seu funcionamento, assim como a catalogação do seu conteúdo em base de dados e a realização de um inventário de modo a validar o trabalho feito. São apresentadas duas propostas como desenvolvimentos futuros que permitem fazer um melhor uso das ferramentas SIG agora que existe o armazém. É proposto um estudo do fluxo dos materiais como maneira de gerir melhor o stock existente em armazém e também a modelação do armazém com todo o seu conteúdo em SIG e BIM para permitir o acesso de qualquer pessoa às informações do armazém.
- Levantamento e caracterização das patologias da Capela do Fundador do Mosteiro da Santa Maria da VitóriaPublication . Vazão, Flávio José Mota; Gaspar, Florindo José MendesO Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, é um dos mais belos exemplos de arquitetura em Portugal e na Europa, fazendo parte da lista do Património Mundial da UNESCO desde Dezembro de 1983. A sua construção levou 150 anos, ao longo de diversas fases e composto por vários estilos: gótico, manuelino e uns toques de renascentista. Foram feitas algumas alterações ao projeto inicial, resultando num grandioso e complexo Monástico que hoje inclui uma igreja, dois claustros com divisões anexas e dois panteões reais, a capela do fundador e as capelas imperfeitas. O património construído reúne patologias e defeitos derivados da deterioração dos materiais, cargas repetidas, falta de manutenção e eventos excecionais. Dentro deste processo, as técnicas de inspeção e diagnóstico desempenham um papel importante, fornecendo informações e permitindo a definição de medidas de reparação adequadas. Para iniciar este levantamento no Mosteiro de Santa Maria da Vitória a Capela do Fundador foram efetuadas campanhas de inspeção não destrutiva, ou seja, a termografia, teste ultrassónico, diagnóstico preliminar com mapeamento das patologias, varrimento laser scanning e esclerómetro. Verificaram-se diferenças significativas nos resultados obtidos com os ultrassons e o esclerómetro segundo a orientação e patologias, que parecem estar associadas à degradação superficial da pedra. Da análise do varrimento laser foram verificados alguns deslocamentos horizontais da estrutura. Os resultados alertam para a necessidade de monitorização do Mosteiro como meio de prevenir a sua degradação. Da análise ao mapeamento, as crostas negras é a patologia mais comum na Capela do Fundador e no Mosteiro em geral. A pátina é também uma patologia que abrange a CF em larga escala.
