Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-11-18"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Application of a Telephone Program for Informal Caregivers of Patients with Bipolar DiseasePublication . Afonso, Catarina Inês Costa; Madeira, Ana Spínola; Reis, Alcinda; Gomes, JoãoBackground/Objectives: Family caregivers of individuals with bipolar disorder (BD) experience substantial burden, yet scalable caregiver-focused supports are scarce. This pilot study tested a nurse-led telephone program to evaluate feasibility and acceptability and to explore perceived impacts on caregiver burden, coping, and well-being. Methods: A descriptive pilot case study was conducted in an adult psychiatric inpatient unit in Portugal. Six informal caregivers of inpatients with BD completed a structured six-call protocol over approximately 6–8 weeks. Results: Overall, 6 caregivers completed the full cycle, totaling 36 sessions (6 assessment, 18 psychoeducational, 6 psychosocial, and 6 evaluation sessions). Thematic analysis identified four recurrent themes: (1) embracing the caregiver role—recognizing personal needs and legitimizing help-seeking; (2) patience and understanding—adopting emotion-regulation strategies; (3) self-reflection on personal strengths—increased self-efficacy and acknowledgment of persistence, empathy, and resilience; and (4) fostering hope and resilience—expressing future-oriented goals consolidated in a personalized “hope kit.” Conclusions: A brief, protocolized, nurse-delivered telephone program for caregivers of inpatients with BD was both feasible and acceptable, producing meaningful qualitative benefits consistent with the aims of psychoeducation (knowledge acquisition, coping, and emotional regulation). Findings support the use of telephone support as a pragmatic complement to standard BD care and justify larger controlled studies to quantify effects on caregiver burden, mood, and resilience, and to compare telephone, in-person, and blended delivery models.
- Implementação de um sistema de produção de energia renovável, com a aplicação de painéis fotovoltaicos no IPL - Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Marques, Humberto Gameiro; Manso, Ricardo Miguel da RosaCom vista à redução do impacto ambiental e ao aumento da eficiência no consumo energético em edifícios públicos, tornam-se necessárias abordagens integradas de produção e consumo de energia. Neste contexto, a harmonização do conceito de eficiência energética em estruturas académicas com recurso à produção local de energia de origem renovável, armazenamento e partilha em comunidades de energia tem um papel fundamental para atingir esse objetivo. O presente relatório analisa a viabilidade da implementação de sistemas fotovoltaicos nos edifícios do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, incluindo a possibilidade de integração numa comunidade de autoconsumo coletivo, bem como a viabilidade de armazenamento de energia. A conceção deste projeto envolveu a caracterização dos perfis de consumo anual, que serviram de base para efetuar simulações de produção com recurso ao software SAM e ao Helioscope. Efetuaram-se também várias análises de cenários com e sem armazenamento em baterias, bem como a partilha de fluxo de energia entre as comunidades de autoconsumo de Leiria e Peniche. Após a comparação das diferentes simulações efetuadas, foi selecionada a solução mais adequada aos objetivos da instituição. Procedeu-se também a uma estimativa de custos, fundamental para apoio à decisão com base no retorno financeiro. As conclusões demonstram que os sistemas fotovoltaicos permitem reduzir significativamente a dependência da rede, alcançar elevada rentabilidade, com períodos de payback inferiores a três anos na maioria dos casos e contribuir para a sustentabilidade ambiental da instituição. O desenvolvimento do trabalho baseou-se em fontes técnico-científicas consultadas online e, sobretudo, na orientação e contributos do docente orientador.
- O Direito constitucional de reunião e de manifestação em Portugal – na visão das Forças de SegurançaPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes Correia de; Santos, Maria Elisabete Ascensão da Silva Pereira; Almeida, Miguel RégioO presente trabalho tem como principal pretensão analisar a temática do direito de reunião e manifestação em Portugal – na visão das Forças de Segurança. Este é um tema de grande relevância social que é amplamente debatido na sociedade civil – por comentadores, académicos, ativistas, entre outros –, especialmente quando ocorrem manifestações com grande impacto mediático. Esse debate tem suscitado alguma celeuma na perceção da extensão e limites deste direito, tendo já inclusivamente sido levantada a questão sobre se a legislação que o regula estará, de alguma forma, desatualizada ou desajustada à realidade atual. Para uma melhor discussão e compreensão desta temática, considera-se relevante e pertinente incluir a perspetiva das FS, envolvendo-as na clarificação de aspetos relacionados com aspetos sociais, operacionais e legislativos porque, além de serem intervenientes diretos no exercício do direito de reunião e manifestação, são igualmente essenciais para garantir que esse direito seja exercido de forma adequada. Incluir a visão das FS, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), no contexto do direito de reunião e manifestação é um passo essencial para se obter uma visão abrangente e equilibrada sobre o tema. Para atingir este desiderato desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa baseado na análise bibliográfica, documental e assente numa amostra por conveniência, recorrendo a um guião de questões que foram enviados às Instituições da GNR e da PSP, tendo-se obtido resposta por parte da GNR, a qual foi objeto de interpretação e análise.
- Relatório de estágio no Oceanário de LisboaPublication . Mourato, Inês Maria Nepomuceno; Baptista , Teresa Maria CoelhoDurante o meu estágio no Oceanário de Lisboa, integrei as equipas da Direção de Biologia de um dos maiores aquários públicos do mundo, cuja missão é contribuir para a conservação dos oceanos e promover um futuro sustentável. Esta experiência permitiu-me aplicar e aprofundar conhecimentos na área da aquariologia, através da participação em diversas tarefas técnicas e científicas. Ao longo do estágio, colaborei em atividades como a observação e alimentação de espécies, monitorização e operação dos sistemas de suporte de vida, análise de parâmetros físico-químicos da água e limpeza regular dos tanques e áreas técnicas. Desenvolvi competências na gestão da qualidade da água e funcionamento dos sistemas de filtração, essenciais para a manutenção de ambientes estáveis e saudáveis. Paralelamente, participei na manutenção dos habitats do Índico e Atlântico e das galerias do Atlântico, Sul e Pacífico. Na exposição das Florestas Submersas, aprofundei conhecimentos sobre o cuidado de plantas aquáticas, aplicando técnicas inspiradas nas práticas japonesas de jardinagem adaptada pelo Sr. Takashi Amano na construção de aquários plantados. Tive também a oportunidade de acompanhar a área da quarentena, e apoiar em tratamentos específicos, sempre com foco no bem-estar animal e na prevenção de doenças, e o laboratório onde são feitas análises diárias à qualidade de água dos aquários. Por fim, realizei um caso de estudo sobre o bem-estar de dragões-marinhos, baseado na análise do seu comportamento, o que permitiu aplicar métodos científicos e refletir sobre a ética animal em ambiente controlado. Em suma, este percurso foi essencial para consolidar conhecimentos técnicos, valorizar a educação ambiental e reforçar o meu compromisso com a conservação marinha e com o papel dos aquários públicos como centros de sensibilização e investigação.
- Caracterização do potencial dermatológico de exopolissacarídeos extraídos de dinoflagelados marinhosPublication . Clérigo, Iolanda Sofia Cruz; Martins, Alice Isabel Mendes; Amorim, Ana Clara Azevedo de; Alves, Celso Miguel da MaiaA pele humana é reconhecida por desempenhar funções vitais de proteção e regulação do organismo. No entanto, atualmente, a pele é vista não apenas como uma barreira biológica, mas também como um reflexo de saúde, vitalidade e beleza, estando associada ao estatuto social em sociedades desenvolvidas, o que tem impulsionado o elevado crescimento da indústria cosmética. Os organismos marinhos destacam-se como fontes excecionais de novas moléculas bioativas, uma vez que se desenvolvem em habitats sujeitos a condições de stress variáveis, o que estimula a produção de metabolitos secundários com elevado potencial biológico. Assim, ingredientes de origem marinha têm ganho destaque pela diversidade de compostos com potencial para promover a regeneração celular, prevenir o envelhecimento e proteger a barreira cutânea, constituindo alternativas seguras e eficazes face a diversos ingredientes sintéticos. Deste modo, o objetivo da presente dissertação consistiu em avaliar o potencial dermatológico de exopolissacarídeos (EPS) extraídos de três dinoflagelados marinhos: Protoceratium reticulatum, Gymnodinium catenatum e Prorocentrum lima. As amostras de EPS foram obtidas através de sucessivas centrifugações do meio de crescimento dos dinoflagelados, seguidas da precipitação do sobrenadante com etanol absoluto, diálise do pellet resultante e posterior liofilização. A caracterização química incluiu a quantificação de constituintes frequentemente associados a potenciais interferências ou propriedades bioativas, nomeadamente polifenóis, proteínas, sulfatos e ácidos nucleicos. Esta caracterização foi complementada pela análise do perfil químico das amostras por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e por espectroscopia de ressonância magnética nuclear de protão (¹H RMN). Paralelamente, foram realizados diferentes ensaios in vitro com o objetivo de avaliar o potencial dermatológico dos EPS, nomeadamente: i) capacidade antioxidante [redução do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazilo (DPPH), do radical superóxido (O₂•⁻) e do ião férrico (FRAP)]; ii) atividade anti-enzimática (colagenase, elastase, hialuronidase e tirosinase); iii) atividade antimicrobiana contra alguns microrganismos da microbiota da pele (Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus hominis e Cutibacterium acnes); iv) efeito fotoprotetor (produção de espécies reativas de oxigénio-ROS) e, v) atividade anti-inflamatória (níveis de óxido nítrico-NO). A análise por FTIR dos EPS obtidos evidenciou a presença de grupos funcionais caraterísticos de açúcares bem como a presença de grupos sulfato, enquanto a análise por ¹H RMN sugeriu a predominância de ligações β-glicosídicas entre os vários monómeros de açúcares, alguns possuindo grupos metilo. Quanto à presença de outros metabolitos, não foram detetados teores quantificáveis de proteínas e de polifenóis, sendo que, a quantificação de ácidos nucleicos revelou apenas níveis residuais. De um modo geral, os EPS não evidenciaram uma capacidade antioxidante relevante. Nos ensaios anti-enzimáticos, também não apresentaram atividade inibitória sobre as enzimas colagenase e hialuronidase, mas inibiram significativamente a atividade da elastase (P. reticulatum ≈ 15%) e da tirosinase (G. catenatum ≈ 18%). Quanto à atividade antimicrobiana, os EPS das espécies G. catenatum e P. lima reduziram o crescimento de S. aureus em cerca de 8%, sendo a espécie P. lima a que exibiu uma maior atividade antimicrobiana sobre a bactéria S. hominis, inibindo o seu crescimento em cerca de 12%. Relativamente ao potencial fotoprotetor em células HaCaT expostas a radiação UVA-B, nenhum EPS reduziu significativamente a produção de ROS nas concentrações sub-tóxicas testadas. Por sua vez, a análise do efeito anti-inflamatório em células RAW 264.7 mostrou reduções significativas na produção de NO quando induzida a inflamação através do tratamento com lipopolissacarídeos (LPS). Os EPS de P. reticulatum destacaram-se por reduzirem em cerca de 30% a produção de NO em todas as concentrações testadas (100, 300 e 1000 μg/mL), enquanto G. catenatum revelou efeito apenas a 100 μg/mL (25% de inibição). Destacaram-se os EPS de P. lima, que foram capazes de reduzir a produção de NO em mais de 40% a 300 μg/mL. Em síntese, os resultados indicam que os EPS dos dinoflagelados estudados apresentam propriedades seletivas com relevância para incorporação em formulações cosméticas, particularmente no controlo da degradação da elastina, regulação da síntese de melanina e modulação da resposta inflamatória.
