Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-19"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Integração de energias renováveis e apoio à certificação energética em edifícios de comércio e serviçosPublication . Martins, Ana Filipa Correia; Bernardo, Hermano Joaquim dos SantosO estágio curricular do curso de mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria foi realizado numa empresa sediada em Fátima, a CERTIGY e teve duração, de cerca de 6 meses. O estágio incidiu sobre a temática da certificação energética em edifícios. O trabalho desenvolvido vem de encontro a esta temática, com o objetivo de adquirir e aplicar a metodologia de cálculo e avaliação do desempenho energético de um grande edifício de comércio e serviços. A avaliação do desempenho energético e a análise da viabilidade técnico-económica da integração de um sistema de autoconsumo de energia renovável foi suportada pela utilização de uma ferramenta de simulação dinâmica de edifícios, o Design Builder, tendo-se desenvolvido, validado e usado um modelo energético simplificado do edifício em estudo. Este relatório apresenta um guia estruturado da metodologia de análise do desempenho energético de um grande edifício de comércio e serviços, assim como a aplicação prática a um caso de estudo. Esta metodologia permitiu perceber as etapas inerentes à avaliação energética de edifício de comércio e serviços, assim como toda a complexidade de um modelo de simulação dinâmica que representa energeticamente um edifício.
- Impacto das ferramentas de e-commerce e a utilização das redes sociais no grupo hoteleiro Selina: caso de estudo Selina Secret Garden Lisboa: relatório de estágioPublication . Santos, Andrea Cecilia Heredia; Sousa, Ana Elisa Carreta deComércio eletrónico ou e-commerce (termo em inglês, usado para se referir ao comércio eletrónico) é considerado como o conjunto de transações que envolvem a compra e venda de serviços através do uso da internet, tanto pela empresa, quanto pelo usuário. O e-commerce é classificado e definido através dos seus atores, ou seja, as empresas: B – Business (termo em inglês referente a os negócios e C – Costumers (termo em inglês referente a clientes), que se relacionam entre si e dão origem aos tipos de comércio eletrónico na internet, sendo o mais conhecido o B2B (Business to Business, Negócio a Negócio) e B2C (Business to Customer, Negócio a Cliente). Estes tipos de e-commerce utilizam várias ferramentas para executar transações, entre as mais comuns o website, aplicações móveis, redes sociais e agências de viagens online. As redes sociais são consideradas ferramentas de alto alcance ao nível da publicidade, comunicação e vendas, muitas destas não têm custos associados na criação de perfis, mas têm custos relativamente baratos quando se trata de publicidade em massa e análise estatística de informação e resultados. As redes sociais são um elemento-chave e importante para qualquer empresa, especialmente na área da hotelaria, em que se torna uma necessidade estar presente na web e não só atrair a atenção dos futuros clientes, mas motivá-los a visitar o estabelecimento, gerando confiança e segurança na hora de reservar e comprar o serviço através da internet. O grupo hoteleiro Selina é uma empresa inovadora e recentemente criada que está envolvida em e-commerce e redes sociais globalmente, e tem um alto alcance no seu público-alvo. Este estudo irá analisar o caso particular da gestão e controlo do e-commerce e redes sociais do Selina Secret Garden Lisbon (Selina SGL), onde foi desenvolvido o estágio curricular de nove meses, na área de Operações Hoteleiras, no período de 1 de setembro de 2021 a 31 de maio de 2022.