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- Determinantes da intenção de compra de produtos de luxo de consumidoras do sexo feminino: o impacto da cultura num contexto de expatriaçãoPublication . Rocha, Caroline Briese Martins; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes CrespoNesta dissertação verificou-se a influência cultural na intenção de compra de produtos de luxo de consumidoras brasileiras, residentes do Catar, a partir da análise do impacto das quatro dimensões culturais de Hofstede individualismo/coletivismo, aversão à incertezas, orientação a curto/ longo prazo, indulgência/ restrição, bem como da aculturação. Para o estudo das hipóteses apresentadas foram usados modelos de equações estruturais através do programa SmartPLS. Os resultados de um questionário com 212 inquiridas apontam que tanto o coletivismo quanto a indulgência exercem influência positiva na intenção de compra. Não foram encontradas evidências de que a aculturação exerça um efeito moderador entre as dimensões culturais de Hofstede e a intenção de compra. O fato das mulheres estarem aculturadas faz com que elas comprem mais produtos de luxo. As implicações teóricas e limitações para o marketing foram apresentadas com base nos resultados obtidos, assim como recomendações para futuras investigações futuras na área.
- Relação entre a liderança virtuosa, a felicidade e o desempenho dos colaboradores: o papel moderador da comunicação internaPublication . Godinho, Joana Eduarda Antunes; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira; Gomes, Daniel Jorge Roque MartinsO intenso mundo dos negócios tem sido assinalado por mudanças contínuas e destacadas. As organizações têm conferido os seus processos e as suas estruturas organizacionais tornando-as mais horizontais o que influencia diretamente a liderança. Assim sendo, e também devido ao aumento de escândalos empresariais por falta de ética nos negócios, surgiram novas abordagens de liderança com foco na virtuosidade organizacional, o que tem provocado um crescente interesse pela liderança assente em virtudes. Assim, o objetivo principal deste estudo empírico é o de pesquisar a relação entre a liderança virtuosa, a felicidade e o desempenho dos colaboradores, considerando o papel moderador da comunicação interna. A amostra é constituída por 109 indivíduos provenientes de uma instituição de ensino (agrupamento de escolas), onde foram englobados pessoal docente e não docente que, de forma voluntária, deram resposta a um questionário. Os resultados sugerem que (i) a liderança virtuosa explica a felicidade, (ii) a Liderança Virtuosa explica o Desempenho Individual dos colaboradores, (iii) a moderação da Comunicação Interna junto da relação Liderança Virtuosa e Felicidade não se confirmou, mas verificou-se a existência de efeito principal da Comunicação Interna junto da Felicidade quando controlado o efeito de interação entre Liderança Virtuosa e Comunicação Interna junto da Felicidade, (iv) o efeito moderador da Comunicação Interna junto da relação entre Liderança Virtuosa e Desempenho dos colaboradores não se confirmou, verificando-se, porém, a existência de efeito principal marginal da Liderança Virtuosa junto do Desempenho Individual, quando controlada a interação entre Liderança Virtuosa e Comunicação Interna. A importância deste estudo centra-se em compreender o impacto da liderança virtuosa nos colaboradores, e como os líderes virtuosos são capazes de promover um ambiente positivo que estimule a felicidade e o desempenho dos seus subordinados, alcançando o sucesso das suas organizações.