Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Well-Being, Resilience and Social Support of Athletes with Disabilities: A Systematic ReviewPublication . Mira, Tânia; Costa, Aldo M.; Jacinto, Miguel; Diz, Susana; Monteiro, Diogo; Rodrigues, Filipe; Matos, Rui; Antunes, RaulSport for people with disabilities appears to play a positive role in the well-being, resilience and social support of athletes with disabilities. Thus, this systematic review aims to evaluate the effect of adapted sport on the well-being, resilience and social support in a population with disabilities. The Pubmed, Web of Science, Scopus and SportDiscus databases were used, with several descriptors and Boolean operators. A total of 287 studies were identified through searching the databases. After the data extraction process, twenty-seven studies were included for analysis. In general, these studies show that adapted sport has a positive impact on the levels of well-being, resilience and social support resources for people with disabilities, contributing to their personal development, quality of life and integration into society. Considering the impact on the variables studied, these results are important to support and encourage the development of adapted sport.
- Gestão de Recursos Humanos Verde e Atratividadedas OrganizaçõesPublication . Esteves, Mariana Fonseca; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira; Gomes, Daniel Jorge Roque MartinsA limitação de recursos naturais é uma realidade cada vez mais presente. Atualmente, temas relacionados com a sustentabilidade têm vindo a constituir um enorme desafio para as empresas, sendo que estas tiveram que reinventar a sua forma de atuar em todos os níveis para garantir uma vantagem competitiva no mercado. Com a verificação do aumento das preocupações ambientais, a Gestão de Recursos Humanos assume um papel essencial na concretização deste desafio. O objetivo deste trabalho é perceber de que forma as práticas de sustentabilidade da Gestão de Recursos Humanos Verde podem ter impacto no desempenho ambiental, identificação organizacional e consequentemente na atratividade organizacional. A amostra é constituída por 105 participantes pertencentes a diversas empresas, que voluntariamente responderam a um questionário. Este estudo foi baseado num método de time-lagged, sendo que o questionário foi respondido em dois momentos separados por uma distância temporal de duas semanas. Os resultados demonstram que (i) a Gestão de Recursos Humanos Verde explica o desempenho ambiental, (ii) a Gestão de Recursos Humanos Verde explica a atratividade organizacional, (iii) a Gestão de Recursos Humanos Verde explica a identificação organizacional, (iv) a relação entre a Gestão de Recursos Humanos Verde e a atratividade organizacional é parcialmente mediada pela identificação organizacional e (v) a relação entre a Gestão de Recursos Humanos Verde e a atratividade organizacional não é mediada pelo desempenho ambiental. Deste modo, esta investigação demonstra que as organizações mais amigas do ambiente podem tornar-se mais atrativas e aumentarem a identificação dos seus trabalhadores. De facto, existem diversos benefícios para as organizações que se preocupam com a sustentabilidade ambiental, nomeadamente a melhoria da competitividade e redução dos impactos ambientais.
- Production of Injection Moulding Plastic Parts with Specific Technical CharacteristicsPublication . Costa, André Antão; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Mateus, Artur Jorge dos SantosAo longo dos últimos anos os produtos de consumo dispuseram um enorme crescimento. Resultado da melhoria dos materiais, produtos, e processos para alcançar a qualidade do produto, a redução de custos, e ainda a satisfação do cliente. O processo de moldação aparenta ser simples, porém, prever a qualidade da peça final é muito complexo. O que é mais evidente através dos elevados requisitos dimensionais, de forma e de superfície. Paralelamente, o aparecimento de conceitos como a economia circular, resultou na investigação de novas possibilidades na reciclagem de plásticos após o seu fim de vida útil. Para atingir este objetivo, é fundamental compreender como as propriedades dos materiais variam após a reciclagem. Assim sendo, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de três casos de estudo, para responder aos problemas apresentados. Primeiramente, foi elaborado um caso de estudo laboratorial com o objetivo de avaliar a forma como a variação de espessura na peça e o aparecimento de linhas de soldadura terão impacto na qualidade da peça. Para o efeito, inicialmente recorreu-se ao software CAE Moldex3D e, posteriormente procurou-se reduzir defeitos com a introdução de agentes expansores, estudando o seu impacto através de ensaios experimentais. Os resultados obtidos mostram que a utilização de um agente de expansor químico resultou na redução da massa, qualidade de acabamento superficial, e tempo de ciclo. Com estes resultados formou-se um caso de estudo industrial com objetivos similares ao anterior. Neste caso a variação de espessura e aparecimento de linhas de soldadura foram mitigadas por recurso de tecnologias RHCM (Rapid Heat and Cooling Moulding) e canais conformais. Novamente, numa primeira instância, foram realizados estudos numéricos e, depois foram realizados ensaios experimentais. Os resultados alcançados mostram que o uso de RHCM tem impacto positivo tanto nos parâmetros do processo como na qualidade final da peça. Foi ainda realizado um estudo de reciclagem que avalia as propriedades térmicas e mecânicas de quatro termoplásticos, dois amorfos e dois semi-cristalinos, ao longo de três ciclos de processamento. Os resultados mostram que os materiais amorfos utilizados não sofrem modificações significativas nas suas propriedades, mas exibem alterações nas suas características óticas. Os materiais semi-cristalinos apresentam algumas modificações, nomeadamente o polietileno tereftalato (PET) é o material com maiores alterações, tanto na sua fluidez como nas suas propriedades mecânicas.