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- Os efeitos da relação seguidor-influencer na interação parassocial e no comportamento do consumidorPublication . Barreiros, Patrícia Sofia dos Reis; Ferreira, Alcina Teresa GasparO marketing de influência é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas e marcas que passaram a transmitir a sua mensagem através de influenciadores, considerados os novos líderes de opinião, que se situam entre uma celebridade e um amigo do consumidor. No presente estudo, foi analisada a relação seguidor-influencer, nomeadamente, a admiração, perceção de semelhança, proximidade e intimidade percecionada pelo seguidor e os seus efeitos na interação parassocial estabelecida entre ambos. Foram também analisados os efeitos desta interação parassocial nos comportamentos de compra do seguidor, nomeadamente no word of mouth positivo e na intenção de compra das marcas recomendadas pelo/a influencer. Os dados foram recolhidos através de um questionário online aplicado junto de consumidores que seguem algum/a influencer nas redes sociais. O estudo conta com uma amostra de 324 inquiridos e as hipóteses de investigação foram testadas através da utilização de modelos de equações estruturais e o software SmartPLS. Os resultados obtidos indicam que a admiração e a proximidade entre o/a seguidor/a e o/a influencer têm um efeito positivo na interação parassocial entre os mesmos, enquanto que a perceção de semelhança e a intimidade não evidenciaram um efeito estatisticamente significativo na interação parassocial entre ambos. Concluiu-se também que a interação parassocial entre o/a seguidor/a e o/a influencer beneficia o word of mouth positivo e a intenção de compra de produtos recomendados pelo/a influencer. Com base nos resultados obtidos, são apresentadas recomendações estratégicas para a escolha e utilização dos influencers pelas empresas e marcas e, também, para a gestão estratégica dos próprios influencers, por forma a aumentarem a interação parassocial nas suas plataformas digitais e, consequentemente, o seu valor enquanto líderes de opinião e fontes de comunicação.
- Projeto Integrado de Eficiência Energética do Sistema de Iluminação Pública de um MunicípioPublication . Clemente, Paulo de Sousa; Bernardo, Hermano Joaquim dos Santos; Sousa, João Miguel Charrua deEm Portugal a iluminação pública, tem tecnologia desatualizadas na maioria dos sistemas utilizados, pouco eficientes energeticamente e com despesas consideráveis para os municípios. Portanto é imperativo mudar os sistemas de IP desatualizados, com vista a alcançar as metas do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050) e do Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030) e consequentemente melhorar a tesouraria dos municípios. O projeto está dividido em duas partes. A primeira parte sumariza os consumos registados em Portugal, em vários setores de atividade, no ano de 2020. Realiza-se uma comparação da evolução do consumo total de energia com o consumo de energia da iluminação pública e também a evolução do preço da tarifa na iluminação pública. Também aborda a legislação em vigor sobre a iluminação pública e são analisadas as tecnologias utilizadas para o controlo da IP, com o objetivo de aumentar a eficiência energética. Na segunda parte, o estudo de caso é sobre um município de Portugal, onde é feita a sua caracterização socioeconómica, e identificada a tipologia da iluminação presente no sistema de iluminação pública. Seguidamente é realizada uma proposta de melhoria para a iluminação pública, com a finalidade de aumentar a eficiência energética e reduzir o consumo e consequentemente a fatura energética. Por fim, são propostos dois cenários para implementação do projeto, o primeiro com capitais próprios e o segundo utilizando capitais de terceiros, e finalmente é feita uma análise comparativa entre os dois cenários propostos.
- Substance abuse and susceptibility to false memory formation: A systematic review and meta-analysisPublication . Caetano, Tânia; Pinho, Maria Salomé; Ramadas, Eduardo; Lopes, Jessica; Areosa, Timóteo; Ferreira, Daniela; Dixe, Maria dos AnjosBackground: Substance abuse has an impact on various cognitive domains, including memory. Even though this impact has been extensively examined across different subdomains, false memory has been sparsely studied. This systematic review and meta-analysis seek to synthesize the current scientific data concerning false memory formation in individuals with a history of substance abuse. Methods: PubMed, Scopus, the Cochrane Library, Web of Science, and PsycINFO were searched to identify all experimental and observational studies in English, Portuguese, and Spanish. Studies were then examined by four independent reviewers and, if they met the inclusion criteria, assessed for their quality. The Cochrane Risk of Bias Tool for randomized controlled trials (RCT) and the Joanna Briggs Institute (JBI) critical appraisal checklists for quasi-experimental and analytic cross-sectional studies were used to assess the risk of bias. Results: From the 443 screened studies, 27 (and two more from other sources) were considered eligible for full-text review. A final 18 studies were included in the present review. Of these, 10 were conducted with alcoholics or heavy drinkers, four focused on ecstasy/polydrug users, three were done with cannabis users and one focused on methadone maintenance patients with current cocaine dependence. Regarding false memory type, 15 studies focused on false recognition/recall, and three on provoked confabulation. Conclusions: None but one of the studies considering false recognition/recall of critical lures found any significant differences between individuals with a history of substance abuse and healthy controls. However, most of the studies taking into account false recognition/recall of related and unrelated events found that individuals with a history of substance abuse showed significantly higher rates of false memories than controls. Future research should continue to consider different types of false memories as well as their potential association with relevant clinical variables. Systematic review registration: https://www.crd.york.ac.uk/prospero/display_record.php?RecordID=266503, identifier: CRD42021266503. Copyright © 2023 Caetano, Pinho, Ramadas, Lopes, Areosa, Ferreira and Dixe.