Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Plano de Negócio: Implementação de Salinas em NamibePublication . Costa, José Pedro Rodrigues; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosA organização e estrutura da produção salineira tem vindo a alterar-se consoante o evoluir dos tempos, não só a nível tecnológico como a nível económico. A competição entre mercados, os custos energéticos, os custos de mão-de-obra e as importações cada vez mais baratas têm contribuído para a redução do número de empresas produtoras. A indústria do sal continua a ser um fator importante na economia dos países no que diz respeito ao aumento de produção, consumo e trocas entre mercados mundiais. Apesar do encerramento e da fraca expansão de algumas fábricas e dos problemas económicos atuais, as restantes instalações industriais enfrentam uma menor capacidade para as taxas de utilização, e assim sendo, reduzem produção e o consumo de sal marinho. O sal tem proporcionado, ao longo dos séculos, um enorme desenvolvimento económico e tecnológico relativamente à sua extração a nível mundial, uma vez que é utilizado para fins tão diversos como a indústria de plásticos, de sabões, de conservas e mesmo na agricultura ou alimentação de animais. Com o aumento da procura de sal para fins industriais, a produção de sal tem vindo a aumentar à escala global, sendo que em alguns países, como a China, a produção de sal registou um aumento de quase 100% na última década. Este desenvolvimento da produção é de grande importância para a ascensão económica do país, uma vez que impulsiona tecnologias que tornam essa produção mais económica e mais rentável. Pretende-se com este trabalho, conceber, analisar e avaliar um projeto de investimento que consiste na implementação de salinas em Namibe, cidade de Angola, de forma a contribuir para aumentar a produção nacional de bens de consumo. Para alcançar o objetivo proposto e perceber se o projeto é viável, elaborou-se um plano de negócio, que foi estruturado a partir dos métodos propostos por vários autores, tendo posteriormente sido adaptados às circunstâncias do caso de estudo.
- Refletindo em torno do desenvolvimento sustentável no Jardim de Infância – um estudo de casoPublication . Arroteia, Rita Bento; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o intuito de refletir sobre as experiências e vivências das diversas Práticas Pedagógicas que realizei e apresentar um estudo realizado no Jardim de Infância em torno do desenvolvimento sustentável. Este, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva, que incorpora todas as experiências e aprendizagens da Prática Pedagógica e a dimensão investigativa. Na primeira parte, surge a dimensão reflexiva, que engloba todo o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância (Creche e Jardim de Infância) e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo de uma reflexão crítica, reflexiva e devidamente fundamentada apresentam-se as aprendizagens realizadas, as dificuldades sentidas, os progressos e algumas experiências propostas. Na segunda parte, dá-se a conhecer a dimensão investigativa, que teve como objetivos, por exemplo, (i) Conhecer as ideias das crianças sobre a separação do lixo e o impacto das nossas ações na natureza, (ii) Analisar a evolução das crianças, no que diz respeito à separação dos resíduos. Esta investigação assume-se como um estudo de caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Qual o impacto que a sequência didática tem no grupo de crianças em JI?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio de notas de campo, de fotografias e vídeos. Foram analisados todos os dados com recurso à análise especulativa. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as crianças quando desenvolvem a sua consciência ambiental e práticas sustentáveis, desde tenra idade, conseguem mantê-las e tornar-se defensores e protetores do ambiente.
- Internship Report - Internationalization plan for the company Quipu: Monitoring and support for the developmentPublication . Lopez, Brian Martin Burbano; Ferrão, Sílvia Odete da SilvaThe phenomenon of internationalization is becoming increasingly common for small and medium-sized companies in Spain. This report presents the development of the internationalization plan of the company Quipu, and accompanies the processes conducted with literature that justifies the operations. The study was conducted during an internship period within the company, through theoretical research, interviews with representatives of the area, training seminars, and courses provided by the company. The results suggest that due to a worldwide growth in the technology of the sector, small and medium companies are at a key moment for their internationalization. Moreover, the correct structure of a development plan in new markets will allow them to take advantage of this opportunity, and consequently, to succeed. However, it seems that, even if the theory supports companies’ development processes and shows that they can benefit from the current situation to grow, conditioning barriers will keep being generated, and the customer's perspective will create new limitations.
- Relatório de Estágio da Unidade Curricular Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Cuidados de Saúde à Família, em contexto USF/UCSPPublication . Sousa, Filipa Gameiro; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HuttelEnquadramento: Este relatório refere-se ao estágio de natureza profissional e integra um trabalho de investigação, com relevância para a prática clínica de enfermagem de saúde familiar, acerca da problemática da parentalidade na adolescência. A adolescente não se encontra preparada para a dupla transição com que se depara, necessitando de forte suporte por parte dos profissionais de saúde e família no desenvolvimento pessoal e no desempenho do papel parental. Objetivos: Analisar as competências desenvolvidas no estágio e mapear o papel do enfermeiro de família na construção da parentalidade em adolescentes. Metodologia: Realizou-se uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas no estágio e desenvolveu-se uma revisão sistemática da literatura. A revisão sistemática da literatura incluiu todos os tipos de estudos, publicados nas bases de dados científicos CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection, MedicLatina e PubMed Central, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021, e triados de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis. Os resultados foram extraídos e sintetizados na forma de tabelas e de resumo narrativo. Resultados: O estágio possibilitou o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, na Área de Enfermagem de Saúde Familiar. Foram incluídos quatro estudos na revisão sistemática da literatura. Os estudos reconheceram o papel do enfermeiro de família como mediador da construção da parentalidade em adolescentes. Três estudos propuseram a visitação domiciliária como estratégia de intervenção de enfermagem de apoio à parentalidade em adolescentes. Os programas sustentados na intensiva visitação domiciliária proporcionaram o aprimoramento do apego materno-infantil, a promoção do desenvolvimento infantil e a melhoria do ambiente familiar. Conclusão: Os achados da revisão sistemática da literatura afirmam que o enfermeiro de família, ao implementar intervenções que ampliam a competência parental, pode afetar a trajetória das adolescentes e suas famílias.
- Efeito da filtração de ostras (Magallana gigas), em cultivos multitróficos integrados na ocorrência do parasita Amyloodinium ocellatumPublication . Canhão, Patrícia Domingues; Soares, Florbela Maria Benjamin; Marques, Cátia Lourenço; Baptista, Teresa Maria CoelhoA produção em aquacultura e a variedade de espécies cultivadas aumentaram drasticamente nas últimas duas décadas, devido à necessidade de alimentar uma população mundial em constante crescimento. Esta produção de peixes intensiva leva a que ocorram mais frequentemente doenças tanto infeções bacterianas, virais, parasitárias e/ou fúngicas. A amiloodiniose é uma doença parasitária causada pelo dinoflagelado Amyloodinium ocellatum. É um dinoflagelado eurialino que parasita uma ampla variedade de peixes estuarinos e marinhos. O ciclo de vida do parasita consiste em 3 estágios: o trofonte caracterizado pelo estágio de alimentação, o tomonte caracterizado pela fase de cisto, e o dinósporo caracterizado pelo estágio infecioso que adere às brânquias e pele do hospedeiro. Os sinais clínicos de incluem anorexia, dispneia, hiperplasia, inflamação, hemorragia e necrose. O A. ocellatum é transmitido através do contato direto com dinósporos vivos. Os métodos principais de diagnóstico baseiam-se na identificação de tecidos infetados ao microscópio. Para um diagnóstico mais completo, embora dispendioso, recorre-se a técnicas moleculares, como o PCR para a deteção de baixas concentrações do parasita. Esta técnica pode ainda ser considerada como um método de monitorização e controlo de doenças. Os cultivos IMTA são mais sustentáveis porque são cultivadas várias espécies simultaneamente reduzindo o excesso de nutrientes que iriam para o meio aquático, trazendo um maior rendimento económico para os produtores. No caso dos moluscos bivalves, as espécies normalmente usadas nestes sistemas IMTA, a ostra do Pacífico, Magallana gigas, é um importante bivalve cultivado em todo o mundo com interesse económico. Os bivalves filtram e retêm uma imensa quantidade de microrganismos presentes na água das zonas de produção como por exemplo bactérias, fitoplâncton e parasitas que ficam retidos nas brânquias, estômago e glândula digestiva das mesmas. Colocando-se a questão se as ostras filtram o A. ocellatum. Posto isto este trabalho vem recolher informação para auxiliar os produtores de aquacultura, que têm perdas económicas grandes devido a este parasita. Os objetivos principais do estudo são perceber se as ostras poderiam ser usadas como um filtro natural ou se por outro lado atuavam como um vetor de propagação do parasita, e perceber ainda se os dinósporos afetavam os tecidos das ostras e a nível imunológico. Para isto, usaram-se 144 ostras divididas em dois tratamentos, o controlo (sem parasita) e o infetado (com parasita). Ao longo do ensaio foram recolhidas amostras, nos momentos 0h, 3h, 24h, 96h e 7dias, para análise de parâmetros de resposta imune, histológica, expressão genética e confirmação por PCR. De acordo com os resultados apresentados pode-se concluir que as ostras são um vetor de propagação do parasita A. ocellatum representando um perigo para as aquaculturas de policultivos, e tem de existir medidas no combate do mesmo, pois representa um grande problema para o setor. Futuramente à uma necessidade de responder a muitas questões que este estudo levantou com os resultados obtidos.
