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- Cartografia Geológica e Geotécnica dos solos da cidade de LeiriaPublication . Areia, Sucena Maria Guarda Domingues; Pereira, João Paulo Veludo Vieira; Veiga, Anabela Quintela NunesEste trabalho pretende ser um contributo para a cartografia geotécnica da região de Leiria. A caracterização geotécnica dos solos em zonas urbanas é cada vez mais relevante para a tomada de decisões em relação ao planeamento e utilização dos espaços e para uma correta avaliação das soluções de fundações a adotar e para o seu dimensionamento. Com a entrada em vigor dos novos Eurocódigos estruturais, aumentou a exigência em relação ao dimensionamento estrutural. Neste contexto, o Eurocódigo 7 veio colmatar uma lacuna em relação ao projeto geotécnico e o Eurocódigo 8 é uma ferramenta fundamental em relação ao projeto em condições sísmicas. Este trabalho teve como objetivo a caraterização geológico geotécnica dos terrenos no Concelho de Leiria. Com base na consulta de 43 relatórios geológico geotécnicos, municipais, realizados no Concelho de Leiria, procedeu-se à recolha dos resultados das campanhas de prospeção, que contemplam ensaios de campo e laboratoriais, por forma a criar uma base de dados, e com esses resultados, implementá-los no Sistema de Informação Geográfica. A consulta destes dados, permite obter uma caraterização geológico-geotécnica dos terrenos existentes, distribuída espacialmente e em profundidade, para obtenção de mapas temáticos com informações relevantes para o apoio ao projeto estrutural e execução das estruturas. Verifica-se que o tipo de ensaios solicitados e a quantidade para a caracterização dos solos varia consoante o tipo e a dimensão da obra, e que em muitos relatórios a campanha de ensaios é limitada, com um reduzido número de ensaios e insuficientes para uma caracterização efetiva dos terrenos, face à área de implantação, situação esta, relacionada questões orçamentais e prazos de execução reduzidos. De realçar também que o ensaio mais executado para a caracterização dos terrenos é o ensaio SPT, ensaio fácil de executar e que permite direta ou indiretamente obter uma estimativa de parâmetros relevantes dos terrenos.
- Na senda da disciplina de Empreendedorismo: As competências empreendedoras dos alunos do Curso Profissional Técnico do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha – Um estudo de casoPublication . Coelho, Emília Maria da Costa; Sousa, Marlene Filipa da Natividade e; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosA partir dos últimos anos do século passado, surgiu o tema do empreendedorismo para responder ao problema do desemprego e passou a ser um tópico central da agenda económica e política da União Europeia. Em setembro de 2007, no Guião «Promoção do Empreendedorismo na Escola» do ME/DGIDC, sob a direção geral de Luís Capucha, referia-se que era necessário “tornar o ensino para o empreendedorismo uma realidade cada vez mais presente nas escolas portuguesas”. O presente estudo procurou responder à questão de partida, de qual o impacto da participação dos alunos em projetos escolares, que promovem o empreendedorismo, no desenvolvimento de competências empreendedoras. Deste modo, verificou-se o know- how empreendedor dos alunos do curso profissional do AEGMT, na senda da disciplina de empreendedorismo. Trata-se de uma abordagem qualitativa-interpretativa, em termos metodológicos, focada no método de estudo de caso de carácter exploratório. Esta investigação confirmou a aquisição de competências empreendedoras por parte dos alunos que participaram em projetos de empreendedorismo no agrupamento e, ainda, a necessidade de se repensar no ensino desta temática.
- Plano de negócios hotel 5* - aeroporto Humberto DelgadoPublication . Simões, Ana Raquel Marques; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO presente projeto tem condições de contribuir positivamente para a implementação de um hotel de 5 estrelas no Aeroporto Humberto Delgado. Os requisitos legais foram abordados e todos se fazem cumprir. O payback confere-lhe a qualidade de bom investimento. O projeto cumpre ainda o papel de melhorar a oferta turística da região e inicia a preparação para o aproveitamento de oportunidades que estarão disponíveis no futuro com a constante dinamização da cidade de Lisboa e do Turismo Nacional. As vantagens concorrenciais de um destino derivam de um sistema dinâmico composto de determinantes independentes como a qualidade e a estrutura da oferta e de variáveis suplementares como o desempenho da parte pública. A Qualidade do projeto é um dos fatores chave para o seu sucesso, pelo que a fundamentação das escolhas a nível arquitetónico permite perceber que foi um projeto pensado ao detalhe para que seja facilmente exequível e eficaz. Embora a qualidade seja um conceito horizontal que abrange todas as atividades e todos os sectores da economia, é um fator estruturante do desenvolvimento, um fator competitivo que pode diferenciar os produtos e as competências e apoiar a sua afirmação no mercado. A qualidade em turismo não se deve restringir ao mero desígnio de satisfação das expectativas dos clientes nos equipamentos turísticos. Pressupõe também: integração ambiental, identidade e valorização cultural, capital humano, criatividade e inovação, critérios estes que foram articulados e estão preparados para servir o propósito deste projeto. Estando o cliente cada vez mais exigente e a oferta turística melhorada, a qualidade máxima e a oferta diversificada do Hotel tornam-se necessárias para permitir a evolução do negócio, mantendo um bom posicionamento no mercado, evitando os efeitos negativos da concorrência. Para isso, existiu o cuidado de se compararem serviços e instalações das unidades hoteleiras concorrentes e tê-las em consideração no enquadramento do investimento e também na sua operacionalização. Todo o processo decorre baseado em anos de atividade turística com resultados muito positivos a nível mundial, europeu e nacional. Novas motivações de viagem surgem e Portugal acompanha esta evolução com a total ajuda do Turismo de Portugal. Relativamente ao mercado em que este projeto se insere, verifica-se que a oferta de hotéis de luxo na zona do aeroporto é inexistente e nas proximidades é média, havendo espaço para esta implementação de acordo com os resultados dos últimos anos dos hotéis concorrentes. O hotel vem preencher as necessidades dos principais segmentos aos quais se destina e que se encontram em crescimento: Gastronomia e Vinhos, Turismo de Negócios, City Breaks, Touring Cultural e Paisagístico e Saúde e Bem-Estar. Por outro lado, constatou-se que o perfil dos potenciais clientes corresponderá, na sua maioria, a pessoas entre os 30 e os 65 anos de idade, com níveis socioeconómicos, educacionais e culturais elevados. Na perspetiva de cativar este tipo de clientes, estão planeadas estratégias cujo objetivo será o de conquistar quota de mercado nos primeiros anos de vida do Hotel e posicionar-se como líder de mercado a partir do quinto ano de exploração do mesmo, apostando, para tal, no desenvolvimento de ações de marketing eficazes que garantam a satisfação dos clientes. Neste contexto, o projeto em causa representará um investimento de aproximadamente 39.000.000 €. Para estudos futuros recomenda-se a continuidade do trabalho de viabilidade económica que permita perceber entre outros indicadores se a taxa de esforço da empresa escolhida é aceitável. Sugerem-se análises mais profundas a este nível. O risco de investimento que o projeto apresenta é baixo, enquanto os benefícios a considerar são elevados. Em suma, a pesquisa desenvolvida respondeu ao objetivo proposto e ampliou a sua compreensão. Trata-se de uma oportunidade de mercado que foi aqui revelada e trabalhada.