Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto do Nível de Educação na Motivação para o Início do EmpreendedorismoPublication . Pacheco, Rúben Filipe Mendes; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO empreendedorismo está cada vez mais presente em Portugal, tendo cada vez mais interessados em tentar o empreendedorismo como forma de obterem os seus rendimentos. O potencial empreendedor apresenta diferentes características, mas uma das quais que não parece existir unanimidade entre os empreendedores é o nível de educação. Tendo a literatura como suporte e com o objetivo de analisar de que forma o nível de educação influencia o empreendedorismo, foi elaborado este estudo para testar a relação entre o nível de educação e a motivação para iniciar o empreendedorismo. A presente dissertação é constituída por duas partes: a parte teórica, onde se encontra a revisão de literatura sobre o tema e dos diversos conceitos envolvidos e a parte prática, onde se encontra a metodologia, análise de dados e a discussão de resultados. Com a elaboração do questionário, mais concretamente com as respostas obtidas, foi efetuada uma análise com objetivo de ficar a conhecer quais as variáveis que melhor explicariam a relação entre o nível de educação e o empreendedorismo. As variáveis em estudo foram, risco, criatividade, necessidade de realização, experiência profissional, experiência em empreendedorismo, conhecimentos em empreendedorismo, consciencialização do empreendedorismo, interesse em empreendedorismo, antecedentes (contexto empreendedor) e o nível de educação. Os resultados obtidos a partir do estudo, mostram que o nível de educação de um indivíduo é um fator influenciador da sua intenção empreendedora.
- Efeitos da banca digital: o caso do Millennium BCPPublication . Tomás, Susana Cristina Marto; Oliveira, Célia Patrício Valente deEste relatório é redigido no âmbito da realização do Mestrado em Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. O relatório contém informações acerca do estágio realizado no Millennium BCP, com uma duração total de 640 horas, que decorreu entre os dias 6 de outubro de 2021 e 3 de março de 2022. Este estágio foi realizado em três locais distintos: na sucursal Leiria Marquês, Leiria Centro Histórico e Ansião. O estágio teve como principal objetivo a execução de tarefas na sucursal, nomeadamente nas que dizem respeito ao atendimento a clientes. Neste sentido foi necessário o conhecimento dos principais produtos e serviços do Banco, por forma a atingir os objetivos da equipa. As tarefas desempenhadas passaram pelo acolhimento do cliente, identificação das suas necessidades e possíveis oportunidades de negócio. De entre as várias tarefas, foram realizadas, por exemplo, abertura e encerramento de contas, aquisição de cartões de multibanco, de débito e crédito, manutenção dos dados dos clientes, pagamentos ao Estado, realização e liquidação de poupanças, simulações de crédito, entre outras. Para a realização de todas as tarefas diárias no Banco, este tem ao dispor dos seus colaboradores e clientes softwares e aplicações informáticas inovadoras, que permitem uma maior eficiência e eficácia na execução das tarefas. A adoção destas tecnologias faz com que os clientes e colaboradores realizem as suas tarefas de forma mais simples e rápida, mas podem também trazer alguns aspetos menos positivos. Neste sentido, são apresentados alguns efeitos da banca digital no Banco Millennium, nomeadamente como é que a sua adoção afeta clientes, colaboradores e o Banco no geral. O Millennium apresenta, desde a sua adesão às novas tecnologias, uma diminuição do seu número de colaboradores, consequência da redução do número de sucursais abertas ao público. O número de clientes tem vindo a aumentar ao longo dos anos, especialmente clientes que utilizam canais digitais como forma de contacto com a entidade, através do website e aplicação móvel do Millennium.
- Sense of Belonging and Evidence Learning: A Focus Group StudyPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar; Medeiros, Marcelo; Fernandes de Oliveira, Ellen SynthiaAbstract: A sense of belonging is a prerequisite for the professional and clinical success of nursing students. The objective of this study was to elucidate whether students’ participation in projects oriented toward translating knowledge into clinical practice promoted a sense of belonging and assisted with their integration into clinical practice services. Fifteen students were distributed into two focus groups, and the study was carried out by means of a semi-structured interview script using the research question as a starting point for directing the discussion toward more specific topics. Qualitative analysis followed a predefined protocol. WebQDA® software was used to organize and analyze the findings, as well as to increase their rigor. The study design was approved by an ethics committee. Three categories related to belongingness emerged from the data analysis: integration, participation, and collaborative work. Belongingness was a central element for integrating students into services, and it influenced their clinical education, their motivation, and the quality of their experience. It also allowed them to learn about evidence, communicate science, carry out evidence based practice, and develop competencies. Concurrently, student integration was facilitated by the sharing of knowledge between professors and nurses, and the existence of ongoing work with clinical practice services.