Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- The Future Looks Good: Examining the Associations Between Coping, Psychological Distress, and OptimismPublication . Santos, Tiago; Uva, António de Sousa; Rodrigues, José Fernandes; Ferreira, Regina; Monteiro, Diogo; Hernández-Mendo, Antonio; Rodrigues, FilipeThe recent pandemic and consequent lockdown had a substantial impact on mental health and optimism regarding the future. Previous research showed that levels of depression, anxiety, and stress had increased throughout the pandemic. Nonetheless, how individuals cope when faced with adversity may be associated with positive expectations regarding the future. A sample of 274 Portuguese workers (female = 54) with a mean age of 40.86 (SD = 0.70) and work experience of 19.68 years (SD = 12.07) met inclusion criteria and agreed to participate in the proposed study. They represented a variety of working classes (i.e., arts, engineering, marketers, transportation and logistic, clerks, personal trainers, managers, lawyers, accountants, directors, journalism, health care). We investigated the associations between depression, stress, anxiety, adaptive and maladaptive coping, and optimism while controlling for working experience, gender, and work type. We found that depression was related to lower levels of optimism. However, for participants scoring high on adaptive coping and anxiety, higher scores of optimism were reported. Gender, work type, and experience did not significantly influence the results. These results provide evidence through which positive mental health can be promoted after the pandemic.
- O valor da circularidade para os consumidores portugueses. O caso das embalagens alimentaresPublication . Marques, Joana Prino; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraA cultura global das embalagens descartáveis gerou um problema drástico de desperdício de embalagens, que exige melhorias urgentes por via de uma transição para a economia circular. Para superar a questão premente das embalagens plásticas, devem ser criadas alternativas mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. Neste sentido, e de forma a saber qual o valor da circularidade para os consumidores portugueses, no caso particular das embalagens alimentares, esta dissertação tem como principais objetivos aferir qual a sua disponibilidade a pagar por embalagens agroalimentares sustentáveis e por frutos a granel, evitando assim a utilização de embalagens de uso único. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário online, no qual foram incluídos dois tratamentos experimentais: um para avaliar a disponibilidade para pagar por embalagens sustentáveis, com e sem a disponibilização de informações sobre os materiais que constituem as embalagens e os seus impactos no ambiente e outro para avaliar a disponibilidade a pagar por frutos a granel. Os resultados mostram que a disponibilidade para pagar por embalagens sustentáveis é, em média, de 0,29€. A disponibilização de informação adicional influencia de forma positiva a disponibilidade a pagar por embalagens mais sustentáveis. A compra de produtos frescos a granel é a preferida dos consumidores, mas a maioria não se considera disponível para pagar um prémio pela aquisição dos mesmos. Apesar de os consumidores apresentarem níveis de preocupação ambientais elevados, só adotam alguns comportamentos circulares e estes, não influenciam a sua disponibilidade para pagar por embalagens sustentáveis. Os resultados obtidos revelam que o sexo, a idade e a situação financeira não têm efeitos sobre a disponibilidade para pagar por embalagens sustentáveis.