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- Relatório de estágio na AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste: Desenvolvimento do Plano Estratégico Empresarial do OestePublication . Coito, André Vicente Marques; Schön, Michael; Martins, Rui Alberto de FreitasO atual relatório reflete o estágio curricular realizado na AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste durante o ano letivo 2020/2021 do Mestrado em Marketing e Promoção Turística, tendo o estágio sido desenvolvido no departamento de Estudos e Projetos. A realização do estágio revelou-se uma mais-valia no que respeita à aplicação de conhecimentos obtidos durante o percurso académico bem como na prática em contexto de trabalho e aquisição de novos conhecimentos e valências, quer profissional, quer pessoal. Os principais objetivos atingidos através do estágio foram conhecer melhor a comunidade empresarial do Oeste participando ativamente na equipa que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Empresarial para o tecido económico da Região, revelando-se um fator essencial para uma melhor visão do passado, presente e futuro do Oeste e respetivo tecido económico-empresarial. Além disto, o planeamento de serviços de incubação revelou-se fulcral para que sejam disponibilizados serviços e infraestruturas de qualidade às empresas e empreendedores regionais. O meio empresarial é cada vez mais dinâmico, ativo e competitivo, sendo que as associações empresariais e os mais variados serviços por elas prestadas revelam ser uma mais-valia e um importante contributo para o aumento do desenvolvimento empresarial e inovação regionais, sendo crucial o associativismo acompanhar de perto os seus associados e criar as mais variadas dinâmicas dentro do meio onde está inserido.
- A utilização estratégica da tecnologia da informação e comunicação para obter vantagem competitiva na indústria hoteleiraPublication . Gonçalves, Ana Rita da Cruz; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraAo nível global, vive-se, cada vez mais, num ambiente competitivo que está sempre a mudar de forma constante e, para isso, todas as empresas têm de progredir, implementar e aprimorar novas estratégias. Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e com a sua crescente evolução ao longo dos anos, esta tornou-se uma ferramenta fundamental para a indústria hoteleira. A satisfação do cliente é vital para os hotéis. Um cliente satisfeito é o melhor marketing que uma empresa pode ter, isto porque gera repetidas compras e novos clientes. Para isso, os hotéis têm de se adaptar às novas tendências e adotar novas ferramentas tecnológicas que permitam compreender eficazmente as necessidades e requisitos dos consumidores e, ao mesmo tempo, manter uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes. O estudo desta dissertação é sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na indústria hoteleira. O principal objetivo é perceber se as TIC podem ser utilizadas como uma estratégia que permite obter uma vantagem competitiva no ramo da hotelaria. O estudo foi feito em Portugal e foram analisados uma amostra de quatro hotéis com as mesmas categorias, uns mais tecnológicos do que outros, para tentar perceber as diferenças entre eles. Para tal, foram realizados questionários online direcionados para os gerentes dos hotéis. De um modo geral, as tecnologias são vistas com um elemento muito importante para o setor porque proporcionam uma fácil interação com os hóspedes. No entanto, considera-se que Portugal ainda está um pouco atrasado na aplicação de novas tecnologias no setor comparativamente com outros países. Em Portugal, existem pelo menos dois hotéis, Porto e Lisboa, que apostam fortemente nas tecnologias.
- Atitudes dos enfermeiros face à importância da família no processo de cuidarPublication . Santos, Sara Sofia Pereira dos; Frade, João Manuel GraçaNo âmbito do 3º semestre do 2º ano do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar foi desenvolvido um estágio de natureza profissional na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Alvaiázere (ACES Pinhal Interior Norte), por ser um contexto de excelência para o exercício das competências do enfermeiro de família. Além disso serviu de contexto à realização de um trabalho de investigação sobre as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família como parte integrante no processo de cuidados. Este trabalho tem como objetivos descrever e realizar uma análise critico-reflexiva das competências desenvolvidas e dificuldades vivenciadas durante o estágio, bem como, no âmbito da investigação, compreender as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família para a sua integração no processo de cuidados. É necessário refletir a essência da prática de enfermagem no cuidado à família, de forma a reduzir o sofrimento emocional, físico e espiritual dentro da unidade familiar, garantindo cuidados competentes e de excelência. A intervenção de enfermagem centrada na família é uma abordagem do cuidar, fundamentado na relação colaborativa e interacional entre profissionais e famílias. A reestruturação dos cuidados de saúde expandiu e ampliou a prática de enfermagem com base na família, razão pela qual é pertinente conhecer as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família para a sua integração no processo de cuidados. O enfermeiro de saúde familiar perspectiva a família como unidade básica de cuidados, respeitando o seu contínuo equilíbrio dinâmico ao longo do ciclo vital familiar. Pode também facilitar o processo de transição da família, através da sua capacitação, atingindo um padrão de desenvolvimento familiar eficaz, em que os resultados obtidos, decorrentes das intervenções de enfermagem desenvolvidas com a família, correspondem a ganhos em saúde. Para desenvolver a prática baseada na evidência foram formuladas as questões: Quais as atitudes dos enfermeiros relativamente ao envolvimento e participação das famílias nos cuidados ao utente? e Qual a relação entre as atitudes dos enfermeiros, as variáveis sociodemográficas e profissionais no envolvimento e participação da família no processo de cuidados? Utilizou-se uma metodologia quantitativa, descritivo, analítico e correlacional. Como instrumento de colheita de dados, foi utilizado o questionário de caraterização sócio demográfica e a Escala “ A Importância das Famílias nos cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros” (Oliveira et al, 2011). Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em relação às variáveis sociodemográficas e profissionais. A evidência demonstra que os enfermeiros têm na sua maioria atitudes positivas, face à família nos cuidados de enfermagem. Atitudes positivas dos enfermeiros relativas à importância das famílias nos cuidados de enfermagem, facilitam o envolvimento e participação das famílias nos cuidados, enquanto atitudes negativas criam barreiras nesse processo. A formação é fundamental na aprendizagem de competências no âmbito da família pelo potencial de otimização da prática profissional de enfermagem. Os cuidados de enfermagem terão necessariamente que ser centrados na família, o que obrigará a algumas mudanças de atitude por parte dos enfermeiros e a uma alteração das políticas e filosofia das unidades de saúde.