Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da eficácia de uma vacina oral contra Photobacterium damselae subsp. piscicida em robalo (Dicentrarchus labrax)Publication . Martins, Maria de Dionísio; Baptista, Teresa Maria CoelhoFoi efetuado um ensaio no edifício CETEMARES (Politécnico de Leiria, Peniche, Portugal) que consistiu na administração de uma vacina oral experimental misturada na alimentação, em robalos de peso médio (15,2 ± 3,57 g). A vacina oral administrada foi de DNA utilizando a proteína pVAX–GFP como plasmídeo, encapsulado em nanopartículas de quitosano. Aleatoriamente, 15 e 30 dias após a vacinação, foram recolhidas amostras de sangue para um teste ELISA indireto com o objetivo de avaliar a presença de anticorpos gerados pela vacina. Após esses 30 dias, foi feita uma infeção com 100 µl de bactéria Photobacterium damselae subsp. piscicida (2,4*106 UFC g-1 ), o grupo de controlo da infeção foram injetados com PBS. Registou-se a mortalidade observada, e foram recolhidos órgãos (rim, fígado e baço) aos peixes moribundos para detetar a presença da bactéria Photobacterium damselae subsp. piscicida e comprovar que estes indivíduos morreram da mesma. Em resultado deste estudo, foram produzidos valores muito baixos de anticorpos durante o tempo de vacinação (34 dias), provocando no ensaio da infeção uma mortalidade de 100% nos peixes vacinados infetados e uma mortalidade de 83% no controlo infetado, apresentando um RPS de 0% nos primeiros. Não houve mortalidade no grupo que foi administrado PBS. Com isto, não existem diferenças estatisticamente significativas quando comparados os valores de anticorpos dos peixes vacinados e do controlo e por consequência existem diferenças estatisticamente significativas quando comparados os valores de mortalidade entre os infetados e não infetados. Um conjunto de falhas e limitações podem ter contribuído para estes resultados como a dose de vacina administrada não ter sido suficiente ou o método utilizado para a incorporação da vacina na ração não ter sido o melhor, falhas durante a realização do teste ELISA indireto como no manuseamento de material ou a escolha do material utilizado para o mesmo ou a dose utilizada de patógeno ter sido demasiado elevada para a infeção.
- Análise da expressão de genes biomarcadores de bem-estar por hibridização in situ de ARN em paralarvas de cultivo de Octopus vulgaris (Cuvier, 1797)Publication . Fernandes, Laëtitia Martins; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Gestal, CaminoO declínio de muitos stocks de peixes aumentou a pressão da pesca sobre os cefalópodes, expandindo a sua importância comercial, comprometendo as populações dos mesmos. Deste modo surge o cultivo de cefalópodes em aquacultura, em especial a espécie Octopus vulgaris, tentando preservar as espécies selvagens e ao mesmo tempo responder à procura. No entanto, existem ainda algumas lacunas que provocam altas taxas de mortalidade que ocorrem em diferentes fases do ciclo de vida do polvo, como o estágio de paralarva, não permitindo, até à data, o sucesso do seu cultivo a níveis comerciais. A nutrição parece ser o principal obstáculo a ser ultrapassado para o sucesso da criação de paralarvas de Octopus vulgaris. Até o momento, os melhores resultados de sobrevivência e crescimento foram obtidos quando usando zoeas de crustáceos vivas como presas únicas ou complementares. A identificação de biomarcadores de bem-estar, entre eles o correto desenvolvimento são fatores chave, contribuindo na resolução do cultivo desta espécie. A utilização de tecnologias ómicas na exploração sucessiva de dados em determinados padrões, pode apontar onde existem mudanças de composição, levando à identificação de potenciais biomarcadores. A hibridização in situ é uma técnica utilizada na descoberta da presença de sequências de nucleótidos com o auxílio de outra sequência de nucleótidos complementares, no caso uma sonda. Esta técnica pode ser realizada em secções de tecido preservadas ou em tecido inteiro. O objetivo geral deste trabalho é incorporar ao estudo do cultivo larvar de polvo comum a técnica de biologia molecular baseada em hibridização in situ de ARN a partir dos dados gerados com tecnologias ómicas. Esta técnica pretende complementar, segundo o estudo da localização da expressão dos genes a estudo, os resultados obtidos por RNA-seq. Neste estudo foi possível quantificar através de qPCR e localizar por hibridização in situ, a expressão diferencial dos genes Chitin Binding protein e Lysozyme, em paralarvas de Octopus vulgaris, alimentadas com dieta Mix e dieta Artémia a diferentes dias pós eclosão. Esta tecnologia permitiu assim confirmar os genes em estudo, como candidatos a biomarcadores de bem-estar, e concretamente de desenvolvimento em diferentes condições nutricionais no seu cultivo
- Ferramentas de gestão estratégica nas empresas Portuguesas do E-commercePublication . Almeida, Marco Dario Quispe; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesNa atualidade devido à pandemia causada pelo COVID-19 micro, pequenas, médias empresas e indivíduos mudaram seus modelos de negócios com foco mais em vendas e serviços online para poder atender às demandas dos consumidores sem ter que sair de casa evitando a exposição aos riscos causados pela Pandemia. Em um mundo onde os mercados são influenciados pela globalização e pela evolução tecnológica, a Gestão desenvolve, foca e elenca os méritos da utilização de ferramentas de gestão para a formulação de estratégias. Surgem assim, no âmbito da gestão estratégica, as ferramentas estratégicas racionalizando a tomada de decisões em contextos de incerteza. Atualmente, há uma grande variedade de ferramentas estratégicas provenientes de diversas disciplinas em constante desenvolvimento, contudo, na prática das empresas não existem estudos exaustivos a nível nacional que indicarem as ferramentas mais utilizadas na formulação de estratégias para empresas focadas diretamente no e-commerce, sobretudo em pequenas e médias empresas (PME), onde o grau de formalização da gestão tende a ser menor. Esta dissertação, tem como principal objetivo identificar e descrever as ferramentas de gestão estratégica mais utilizadas pelos gestores das sociedades PME focado em vendas online e o seu impacto na performance destas empresas.