Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de misturas com baixo teor de Biodiesel em frotas de veículosPublication . Santana, Bárbara Joana Ruas; Serrano, Luís Manuel VenturaO desequilíbrio ambiental que se tem manifestado através de alterações climáticas insólitas e catástrofes naturais amplificadas é o espelho de uma poluição extrema, que o planeta não consegue mais dissipar. A dependência energética inerente à dinâmica que a sociedade de hoje adota implica um uso excessivo do petróleo e isso torna-se extremamente perigoso, a nível económico e ambiental. O setor dos transportes assume uma posição maioral nos gastos de energia e nas emissões de gases poluentes que o seu consumo implica, sendo imperativo e urgente agir sobre este setor. A legislação reguladora de emissões tem sofrido constantes atualizações, cada vez mais incisivas neste ponto. A par das exigências cada vez mais rigorosas na redução de gases poluentes, a legislação em vigor não só impõe um consumo crescente de combustível proveniente de fontes renováveis, no qual os biocombustíveis se inserem, como limita as matérias-primas que lhe dão origem mediante o seu caráter sustentável. O presente trabalho de investigação integra um panorama geral da utilização de Biodiesel em veículos rodoviários. A fundamentação teórica inclui uma contextualização nacional da produção de Biodiesel, na qual os óleos alimentares usados foram identificados como a principal fonte de energia utilizada, neste último ano. Abrange também um enquadramento legal do consumo de energia renovável no setor dos transportes; neste ponto, é feita uma exposição de cada regulamento a que este parâmetro foi ou é sujeito. As propriedades físicas e químicas dos combustíveis, que condicionam de alguma forma a eficiência da combustão, são também descritas nesta vertente. Num âmbito mais prático, mas ainda assim de pesquisa bibliográfica, são referidas e analisadas investigações de diversos autores sobre a aplicação de Biodiesel em motores de combustão interna. A comparação dos estudos analisados revela resultados contraditórios, relativamente a consumos e emissões. Por último e numa vertente completamente prática, o presente trabalho abrange uma análise sobre a utilização de B7 e B15 em frotas automóveis. O estudo teve por base o seguimento de frotas automóveis, constituídas por veículos ligeiros e pesados, abastecidos com gasóleo convencional e com B15 em períodos equivalentes. A aquisição de dados referentes a consumos e estilos de condução permitiu concluir que certos comportamentos desviantes por parte do condutor condicionam mais o consumo de combustível do que pequenas variações no próprio combustível, como a introdução de uma percentagem reduzida de componente renovável na mistura consumida. Perante todas as frotas analisadas, a incorporação de 15% de Biodiesel em gasóleo puro implica variações muito ligeiras no consumo de combustível, comparativamente com o consumo de gasóleo convencional. Estas alterações no consumo de combustível são muito pouco significativas, perante a importante contribuição inerente para a diminuição do impacto ambiental, quer pela redução de emissões de CO2, que um combustível renovável oferece, quer a nível de redução das emissões de gases poluentes.
- Sports Participation and Value of Elite Sports in Predicting Well-BeingPublication . Silva, Alfredo; Sobreiro, Pedro; Monteiro, DiogoThis work contributes to emerging literature focused on the role of physical activity on the subjective well-being of populations. Unlike the existing literature, it proposes an approach that uses algorithms to predict subjective well-being. The aims of this study were to determine the relative importance of sports participation and the perceived value of elite sports on the subjective well-being of individuals. A total of 511 participants completed an online questionnaire. The statistical analysis used several machine learning techniques, including three algorithms, Decision Tree Classifier (DTC), Random Forest Classifier (RFC), and Gradient Boosting Classifier (GBC). In the three algorithms tested, sports participation, expressed as the weekly frequency and the time spent engaging in vigorous physical activity, showed a greater importance (between 47% and 53%) in determining subjective well-being. It also highlights the effect of perceived value of elite sport on the prediction of subjective well-being. This study provides evidence for public sport policy makers/authorities and for managers of physical activity and sport development programs. The surprising effect of the perceived value of elite sport on the prediction of subjective well-being.
- MELHORAR AS COMPETÊNCIAS DA GESTÃO EM TERMOS DE CONTROLO DE GESTÃOPublication . Custódio, Soraia Pastilha; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNos dias que correm, o cenário de dúvida, discrepância e agitação dos mercados impõe uma constante atualização, tornando imprescindível a utilização de ferramentas que permitam o alinhamento de todos os gestores com os objetivos e estratégia da empresa. Estas ferramentas de gestão garantem que as informações são relevantes e no tempo certo, possibilitando a tomada de melhores decisões e, permitindo uma constante adequação de recursos e competências aos problemas que possam surgir, ou que já existam. Este projeto, foi realizado após a identificação de um problema existente no sistema de controlo, onde se verificava que os indicadores de desempenho e instrumentos de controlo existentes não demonstravam a informação necessária e atualizada para a tomada de decisão dos gestores. Assim, efetuou-se uma revisão de literatura que faz referência aos conceitos de planeamento, estratégia, análise do meio envolvente, controlo de gestão e indicadores de desempenho. No sentindo de aplicar estes conceitos para resolução do problema identificado, este projeto pretende demonstrar a importância do planeamento e dos instrumentos de controlo de gestão, implementando indicadores de Controlo de Gestão numa empresa real- Américo Duarte Paixão, Lda. Os principais objetivos deste projeto são, perceber a existência de ferramentas de avaliação e medição do desempenho organizacional com base na estratégia definida, e sugerir instrumentos de gestão que permitam a sua utilização equilibrada.