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- Failures in a Failing Education System: Comparing Structural and Institutional Factors of Early Leaving Risk in England and PortugalPublication . Savvides, Nicola; Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Freire, Carla; Lopes, SaraIn this paper, we draw on a conceptual framework of five key categories of risk to Early Leaving (EL) to analyse and compare ‘Structural Factors’ (SF) and ‘Institutional Factors’ (IF) of risk in a region in England and in Portugal. We draw on data from an EU-funded project, which explored risks and support strategies to EL across five European countries. Our two-country comparison involved analysis of 59 semi-structured interviews and focus groups with 209 educational stakeholders across 18 educational settings. We discuss key similarities and differences across the data, reflecting on plausible factors these are attributed to. SF was the most discussed risk category in England but not in Portugal, albeit largely for the same reason: that they are difficult to address, relating to rigid and entrenched educational systems and policies, socio-economic disadvantage and inequalities. Educators were cognisant of how SF hinders educational institutions and stakeholders from addressing EL, given the lack of freedom and flexibility they engender. Young people focused more on how the IF of schooling are impacting EL. We explore the implications of our findings for EL risk and offer recommendations that will be of interest to a range of educational stakeholders, including policymakers, educators and employers.
- Desenvolvimento comunitário: Educação e assistênciaPublication . Gomes, Carla Liliana Fernandes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraEntre 1941 e 1974 funcionou no Instituto D. Maria Rita do Patrocínio Costa, em Monte Redondo, uma Casa de Educação e Trabalho dirigida a crianças do sexo feminino pobres e/ou órfãs da freguesia. Esta obra social nasceu por vontade do seu fundador, Dr. Luís Pereira da Costa, que deixou todos os seus bens ao amigo Dr. Bissaya Barreto, com a condição de que, após a sua morte, este criasse um instituto de utilidade local, com o objetivo de socorrer os pobres da freguesia. Com o objetivo de compreender e contextualizar esta instituição é feita uma breve análise do percurso entre o assistencialismo e o desenvolvimento comunitário, em Portugal. As instituições do foro caritativo iniciaram-se com a criação das Misericórdias, progredindo para Asilos, Casas de Acolhimento, Albergues até às Casas de Educação e Trabalho, onde confina o trabalho. Em plena Ditadura, esta obra parece ter sido crucial para dar um novo rumo às meninas que a frequentaram, que tinham a pobreza e o abandono como destino. Baseada em três pilares assistência, educação e trabalho, legitima-se assim um estudo mais detalhado sobre a sua fundação, desenvolvimento e encerramento. De forma a fazer a reconstituição da história da instituição recorreu-se à análise documental em documentos exclusivos, ainda não editados pelo Centro Documental Bissaya Barreto e a entrevistas a pessoal responsável pela entidade e ex-alunas internas e externas. Assim, propomo-nos a investigar de “De que forma a Casa de Educação e Trabalho – Instituto D. Maria Rita do Patrocínio Costa, contribui para a educação, assistência e trabalho das raparigas pobres e órfãs da comunidade de Monte Redondo? A obra social funcionou de 17 de julho de 1941 a 31 de julho de 1974, cuja orientação foi entregue às Irmãs da Congregação de São José de Cluny, com gestão e direção do Dr. Bissaya Barreto. Funcionou com regime de internato, externato e durante algum tempo foi escola oficial. Aplicou a metodologia da educação doméstica, com o ensino de ofícios e labores às meninas. Alargou os seus serviços de caridade distribuindo a Sopa dos Pobres e abrigando os peregrinos de passagem. Neste estudo foi possível traçar a história, o modo de funcionamento e orientação da instituição. Cumpriu os desígnios para a qual foi fundada: acolher, educar e preparar para a vida ativa as meninas desamparadas da freguesia. Pode, todavia, ter sido muito mais do que isso para as ex-alunas e para a comunidade de Monte Redondo.
- DETEÇÃO DA FAIXA DE RODAGEM PARA CONDUÇÃO AUTÓNOMAPublication . Martins, Pedro Filipe Ramos; Neves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Bento, Luís Manuel CondeNeste documento é apresentado um projeto de investigação e desenvolvimento de um algoritmo de deteção de linhas com recurso a visão computacional, através de técnicas clássicas (i.e., sem recurso a técnicas de aprendizagem automática), aplicado à deteção de linhas delimitadoras de vias de trânsito no contexto da competição de condução autónoma no Festival Nacional de Robótica, aplicado num veículo de condução autónoma (iTruck) à escala 1:10 em ambiente altamente estruturado. Dada a necessidade de aumentar o campo de visão, fruto da anterior participação no Festival, fizeram-se melhorias na câmara frontal do iTruck que levou ao estudo de diversos métodos de calibração para câmaras com elevado campo de visão. Os desenvolvimentos efetuados neste domínio resultaram na publicação de um artigo científico e respetivo software associado: P.F.Martins, H.Costelha, L.C.Bento and C.Neves, "Monocular Camera Calibration for Autonomous Driving — a comparative study," IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC), 2020. No âmbito da deteção de linhas delimitadoras de vias de trânsito no contexto da competição de condução autónoma no Festival Nacional de Robótica, foram pesquisadas diversas soluções disponíveis na comunidade científica com o objetivo de servir de base para um novo desenvolvimento. Durante este processo testaram-se várias técnicas e algoritmos, de forma isolada, para extrair uma avaliação de desempenho no caso em estudo. O algoritmo final é resultado do desenvolvimento de 3 algoritmos criados especificamente para o cenário da competição de modo a aumentar a redundância e confiança da deteção. Cada um dos algoritmos foi desenvolvido com base nas técnicas avaliadas e otimizado consoante os seus resultados. Entre estas encontram-se técnicas baseadas na transformada de Hough, detetor de bordos Canny e caixas deslizantes. A sua agregação segue uma determinada ordem, por forma a aumentar a sua eficácia, e devolvem um conjunto de equações polinomiais de segunda ordem em cada uma das linha detetadas. A decisão final é tomada em duas etapas: tendo em conta o grau de confiança de cada algoritmo e pela validação dos resultados consoante as hipóteses dos algoritmos paralelos. Os testes de validação realizados offline com base em dados reais, demonstram o correto funcionamento do sistema final. A combinação dos algoritmos colmata as falhas e pontos fracos de cada um, permitindo desta forma uma correta deteção em todas as zonas da pista. No futuro deverá ser melhorado o algoritmo de decisão e controlo e, consequentemente, efetuados testes dinâmicos no veículo em tempo real para validar o comportamento global.