Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Soldadura de componentes mecânicos de moldes por LASERPublication . Alves, Mário Roleira; Capela, Carlos Alexandre Bento; Ferreira, José António MartinsNa produção de moldes de injeção podem, por vezes ocorrer erros relacionados com a falta de aço e/ou defeitos de maquinação nas zonas moldantes. Estes problemas podem ser reparados com recurso a um novo processo de soldadura LASER Nd-YAG. Neste projeto de trabalho, foi realizado um estudo de tenacidade à fratura em dois aços (40CrMnNiMo8-6-4, X38CrMoV5-3) e numa liga de alumínio (5083), materiais muito utilizados no fabrico de zonas moldantes de moldes de injeção, fundição injetada e protótipos. Neste trabalho foram utilizados provetes entalhados com diferentes geometrias e dimensões, soldados por deposição LASER Nd-YAG, com dois parâmetros de soldadura (PM1 e PM2) distintos. Naturalmente, as propriedades mecânicas diminuem significativamente nos materiais soldados e, no caso do comportamento à fratura, o parâmetro mais otimizado é o PM2.
- Conceção e Desenvolvimento de Caixa de Relógio em Dióxido de ZircónioPublication . Barbara, Tiago Emanuel Inez; Capela, Carlos Alexandre Bento; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteEstudo de projeto para desenvolvimento de um relógio de pulso recorrendo a materiais de última geração que melhorem o valor e apelo do produto face ao padrão utilizado na indústria, o aço inoxidável AISI 316L. Várias técnicas e metodologias de diferentes campos foram usadas para criar e desenvolver um produto que atenda às condições impostas, que tenha colocação no mercado e os méritos de um produto viável. Foi estudado o mercado recorrendo a questionários, entrevistas e revisão bibliográfica para identificar os requerimentos do projeto e gerar as especificações do produto. Durante a fase de Design, geraram-se vários conceitos recorrendo a um mapa de conceitos que foram posteriormente desenvolvidos, culminando em dois conceitos finais, testados recorrendo a técnicas de prototipagem virtual e física. Posteriormente, procurou-se otimizar o projeto avaliando os protótipos semi-funcionais gerados, identificando as áreas a ser melhoradas e desenvolvendo soluções que dessem resposta às melhorias propostas. Por fim validou-se o projeto utilizando uma ferramenta de Desenvolvimento da Função Qualidade e comparando as características e especificações do produto gerado contra os principais concorrentes em relação aos requerimentos do consumidor. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, é uma variante do Design for Six Sigma, composta pelas fases Identificação, Design, Otimização e Verificação.
- O fenómeno da corrupção no âmbito das forças de segurançaPublication . Duarte, Luis Filipe Antunes; Lucas, Eugénio Pereira; Escudeiro, Maria JoãoA presente dissertação pretende compreender e analisar o fenómeno da corrupção e dos crimes conexos, associados às Forças de Segurança, e tem como objetivo principal demostrar os riscos e a vulnerabilidade dos serviços, bem como apresentar os mecanismos mais adequados para a prevenção e controlo da corrupção na atividade policial. No que concerne à metodologia utilizada, importa referir que foi necessário realizar pesquisas bibliográficas e documentais, analisar diversos artigos doutrinais e decisões jurisprudenciais, bem como consultar legislação diversa, com vista a fornecer as principais teorias que dão enquadramento ao tema em análise. Este trabalho de investigação encontra-se organizado em seis capítulos, sendo o primeiro a introdução e o último a conclusão. No segundo capítulo são identificadas as principais Forças e Serviços de Segurança, apura-se o conceito de polícia enquanto instituição e polícia enquanto atividade e observa-se a articulação entre os diversos corpos e modalidades de polícias. Começando pela análise do crime de corrupção, fez-se o devido enquadramento teórico e identificaram-se breves conceitos operacionais, apoiando-nos em normas jurídicas e em textos dos jurisconsultos que trataram do assunto em equação. Com o enquadramento teórico apresentaremos uma breve perspetiva histórica da corrupção, definindo-se os elementos que constituem o crime de corrupção e infrações conexas, sublinhando-se a dificuldade em demonstrar a prova dos factos e a sua impunibilidade. Posteriormente, faremos alusão à missão e aos padrões de conduta que os profissionais das Forças de Segurança devem ter no desenvolvimento da sua profissão, que na verdade está associada a um Código Deontológico. No mesmo capítulo, serão analisados os princípios fundamentais da Administração Pública caraterizados na Constituição da República Portuguesa. No contexto da Convenção das Nações Unidas, o agente público exerce determinadas funções de relevo e, com o aumento da criminalidade organizada, houve necessidade de criar mecanismos de cooperação entre os Estados. Por esse motivo, foi assim assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que exige que cada Estado Parte crie um ou mais órgãos encarregados de prevenir a corrupção, tendo o nosso país fundado o Conselho de Prevenção da Corrupção. Finalmente, no quinto capítulo, identificaremos e analisaremos os principais aspetos que tornam o serviço das diversas Forças Segurança mais vulnerável, os quais podem proporcionar o aparecimento da corrupção e crimes conexos, bem como as medidas aplicadas na prevenção e controlo do fenómeno.