Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Projeto para a Criação de uma Empresa de Consultoria para Restaurantes e Similares na Zona OestePublication . Agostinho, David Miguel Franco; Carvalho, Mário João Paulo de JesusEnquadramento: O presente projeto surge na zona Oeste num contexto onde a oferta de serviços de restauração e similares parece estar um pouco desenquadrada da realidade do mercado, isto é, restaurantes com baixa qualidade, com uma gestão deficiente, nomeadamente dos seus ativos, e uma promoção não só deficitária como em muitos casos feita por canais de comunicação errados. A restauração é uma área de negócio não só muito competitiva e em constante evolução como os próprios proprietários dos estabelecimentos nem sempre têm adequada formação e visão do mercado para acompanhar e competir com os concorrentes, através de novas estratégias e planos que possam permitir obter vantagens competitivas sobre os seus concorrentes. (Azambuja, Azevedo, & Fortes, 2009) Descrição: Pretende-se apresentar uma proposta extensiva, para a criação de uma empresa de consultoria a restaurantes e similares, que possa ajudar os proprietários a encontrar soluções para os seus negócios, de forma a que estes não percam a competitividade e apresentem resultados positivos. Objetivos: Criação de uma empresa de consultoria, a nível regional; utilização dos canais digitais como forma de adaptação às novas tendências de mercado; satisfação das necessidades dos potenciais clientes; aumento da qualidade dos consumidores de restaurantes e similares na zona Oeste. Investigação Empírica: Parte 1 – Realização de um estudo, com a participação de um painel de 14 especialistas nas áreas da restauração e similares, para aferição e hierarquização das principais necessidades dos restaurantes e similares. Necessidades estas relacionadas com consultoria técnica, como criação de cartas e fichas técnicas, entre outros. Resultados e Conclusões: Escrutinaram-se os resultados do estudo efetuado, tendo sido identificados e hierarquizados 19 serviços a oferecer. Apresentou-se uma proposta para o desenvolvimento de uma empresa de consultoria para restaurantes e similares, devidamente orçamentada e economicamente viável. No final, discutiram-se os principais resultados, teceram-se considerações gerais sobre o projeto e enunciaram-se as principais limitações e possíveis futuras linhas de investigação.
- Avaliação da implementação da energia eólica offshore em Cabo VerdePublication . Semedo, Djéniffa Evelise Monteiro; Marques, Pedro José FrancoEsta dissertação incide sobre a avaliação da implementação da energia eólica offshore em Cabo Verde. Ao longo dos anos tem havido um crescimento exponencial da procura da energia. As evoluções contínuas das tecnologias levam com que a dependência da sociedade atual relativamente aos combustíveis de longo ciclo de regeneração seja cada vez maior. As energias renováveis são essenciais para a redução da dependência dos recursos fósseis, contribuindo também para a diminuição do efeito de estufa. O setor eólico offshore é um dos setores de energias renováveis que tem conquistado muito o interesse dos investidores e governantes, apesar dos seus investimentos serem mais dispendiosos do que os investimentos onshore. Devido à falta de experiência das empresas, existe uma incerteza relativamente ao investimento, o que faz com que os parques eólicos offshore sejam uma área de negócio inovadora e que exige grandes recursos organizacionais associados frequentemente a grandes empresas do setor da energia. Sendo Cabo Verde um país pobre e muito dependente dos combustíveis fósseis, a energia eólica offshore, poderá ser uma boa solução para contornar esta dependência, pois o país apresenta uma forte capacidade de exploração no setor eólico. Por outro lado, é necessário analisar bem esta aposta devido ao alto investimento exigido nesse tipo de energia, que poderá não ser viável, já que o país depende muito das ajudas externas. Para a realização deste estudo foi utilizado o software HOMER® Energy para o tratamento dos dados. No final do estudo foi verificou-se que a inclusão do parque eólico offshore representa uma mais valia para o sistema elétrico da ilha de Santiago, já que vai permitir atenuar a produção da energia através de fontes térmicas, aumentado consequentemente a fração renovável na ilha.
- Yoga como produto diferenciador no mercado turístico de surfPublication . Pinto, Samuel Filipe Ferreira; Martins, Rui Alberto de FreitasPodemos afirmar que o surf é uma atividade desportiva e turística que está nas bocas do mundo. O surf está em constante crescimento e cada vez mais influencia o impacto económico local e substitui pilares de sustento de certas economias. Em Portugal já vemos isso acontecer, como no caso de Peniche, onde passou de uma pequena cidade de pescadores, tendo como pesca o principal negócio e fonte de rendimento económico, para, como é conhecida nos tempos modernos, a capital da onda. Peniche é a cidade mais conhecida e consistente em termos de surf da europa, tendo mudado completamente o seu paradigma de cidade de pesca para cidade de surf. Hoje em dia Peniche é uma das cidades mais atrativas e, por consequência, procuradas como destino turístico de surf devido às suas particularidades naturais. Assim, Peniche a cada ano que passa sente-se uma enorme crescente na oferta de surf. Hoje, entramos em Peniche e vemos sobretudo hostels, surf houses, surfcamps, escolas e lojas de surf, tendo a pesca e toda a indústria piscatório ficando um pouco separada desta nova identidade da cidade de Peniche. Peniche é um destino turístico que sofre de sazonalidade, sendo que toda a procura existente é concentrada nos meses de maior calor, criando uma enorme densidade populacional nas principais praias e picos de surf durante este período de tempo. O presente relatório vem mostrar como seria benéfico inserir na Balili Surf House, onde foi realizado o estágio, o yoga como atividade complementar, com o intuito de se mostrar diferenciador na oferta dos seus serviços face à concorrência, beneficiando a empresa em termos económicos, e também em termos de qualidade na sua oferta ao cliente
- Proposta de indicadores operacionais para spas: O caso do Kalyan spa no hotel Marriott Praia d’el ReyPublication . Alves, Diana Vieira; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Gomes, Conceição Ilda da SilvaCom o passar dos anos os hotéis têm investido em spas, uma vez que este se tornou um fator de interesse para os clientes dos hotéis, assim como uma vantagem competitiva quando inserido num empreendimento turístico. É por isso essencial que exista uma monotorização da atividade, e uma avaliação de desempenho direcionada para este tipo de serviço, para que seja um negócio rentável para as unidades hoteleiras. Este relatório pretende apresentar uma proposta de um tableau de bord para o spa Kalyan, inserido no hotel Marriott Praia d’el Rey, onde será apresentada uma lista de indicadores de desempenho essenciais para a sua avaliação. Através de uma vasta pesquisa bibliográfica e ainda a realização de um estágio no departamento de alojamento da unidade referida acima, reuniu-se uma variedade de informações para a realização deste trabalho. Intenta-se ainda acrescentar valor a esta área de estudo e ainda fomentar investigações futuras, de forma a desenvolver um maior número de competências, que pretendem auxiliar os profissionais da área.
- The process of outpatient care of children and adolescents in a tertiary‐level hospital specializing in pediatrics: A case study focused on identifying opportunities for improvement with the aid of modeling using BPMNPublication . Vinci, André Luiz Teixeira; Barbosa, Francisco; Silvia Inês Dallavalle de Pádua; Rijo, Rui, Rui Pedro Charters Lopes; Alves, DomingosIntroduction Business process management has gained importance in organizations for providing improved productivity and cost reduction, with process modeling being the central role. Usually, with reduced resources, the health area can benefit from good management of its processes. Objective To identify proposals for improvements in the process of outpatient care of children and adolescents in a tertiary-level—the most specialized and complex—pediatric hospital. Methods A bibliographic survey on the subject and a case study with in loco observation of the processes with semistructured interviews with the professionals involved were carried out. Alpha Hospital was chosen for this study, and the modeling of the process was performed using Business Process Model and Notation. Results Twelve relevant articles were identified. The “AS-IS” model of the process was obtained as a result and presents the existing 4 subprocesses (patient reception, preconsultation, consultation, and postconsultation). Specifically, the following improvement opportunities were identified: (a) process monitoring through indicators; (b) adequacy of the information system; (c) creation of service evaluation mechanisms; and (d) definition and application of training sessions for whenever a new professional begins working in a specific sector. The problem with the waiting time for patient care was also identified, but with no obvious solution; further studies should be carried to solve the problem. Conclusion The use of the business process modeling approach and process analysis allowed the hospital team awareness of the process and the identification of an improved set that can be helpful to Alpha Hospital or be used by other hospitals.