Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da eletrificação rural na áfrica subsariana: das mini-redes às mini-redes inteligentesPublication . Lopes, Bruno Sérgio dos Santos; Marques, Pedro José FrancoA pobreza energética afeta cerca de 633 milhões de pessoas da África subsariana (AS), sendo que cerca de 498 milhões vivem em zonas rurais. A eletrificação rural que visa disponibilizar acesso à eletricidade, tem elevado potencial para erradicar a pobreza energética. A eletrificação rural pode ser alcançada por quatro meios, sendo esses, a extensão da rede elétrica nacional, os sistemas pico-solar e as lanternas solares portáteis (SPL), sistemas solares domésticos (SHS) e mini-redes. Atualmente as mini-redes são a solução mais adequada, pois contêm alto coeficiente de energia renovável, são de rápida implementação e de longa duração. No entanto, encontram-se em fase embrionária, complicando o financiamento e retardando a implementação em volume nas comunidades rurais. Esta dissertação narra o progresso e a aprendizagem obtida através dos projetos piloto, dos principais implementadores de mini-redes rurais na AS. A operação dessas mini-redes tem fornecido informações valiosas e dados fundamentais, que permitem, não só, melhorar o futuro das mini-redes, mas também, melhorar e otimizar as suas características. Essas otimizações têm encaminhado as mini-redes para uma configuração genérica que consiste em quatro setores principais: produção, distribuição, consumo e pagamento de energia elétrica (EE). A análise da mini-rede implementada pela RVE.SOL em Sidonge, uma comunidade rural no oeste do Quénia, permitiu verificar o progresso de uma mini-rede em campo e identificar novos desafios. Para os ultrapassar e lançar as mini-redes para os patamares de implementação prometidos, são sugeridas melhorias a implantar nas mini-redes atuais, transportando-as para um novo conceito de mini-redes inteligentes. Esse conceito é alcançável, com a adição de um sistema de monitorização nas linhas de distribuição, assim como um método de condicionamento da procura (DSM), otimizando a resposta da procura de EE através de alteração de preço da EE. Permitindo otimizar técnica e economicamente as mini-redes, possibilitando aos clientes disfrutem de preços apelativos, mantendo as compras de EE regulares, fator chave para garantir a viabilidade e futuro das mini-redes.
- Desenvolvimento de uma nova abordagem de suporte à C&D de moldes para injeção de plásticosPublication . Teixeira, Cristiana Marina Gomes; Ferreira, Irene Sofia CarvalhoA globalização da economia, as exigências do mercado atual e o aumento exacerbado da competitividade empresarial, determinam a necessidade de introduzir mudanças estratégicas de melhoria contínua nos processos, devendo essas ser requisitos imperativos no quotidiano das empresas, no sentido de garantir a subsistência, a competitividade e a sustentabilidade. Neste domínio, a otimização de processos assume-se como um fator chave na resposta às exigências do mercado atual assegurando a fidelização de clientes, e onde se destaca o processo de Conceção e Desenvolvimento (C&D). Este projeto teve como principal motivação, a análise e caraterização detalhada da abordagem adotada no processo de C&D das empresas fabricantes de moldes, tendo para o efeito recorrido um case study realizado no Grupo Moldoeste – Tool Division. O estudo foca a identificação e o levantamento das problemáticas atuais inerente ao processo C&D, bem como a identificação de sugestões de melhoria, com intuito de desenvolver uma nova abordagem de suporte à etapa de C&D, baseada no Design For Six Sigma (DFSS), que deverá ser descrita num manual. Para validação e avaliação da eficácia da abordagem proposta, esta foi aplicada a um projeto concreto de um molde, já fabricado na empresa, permitindo aferir e analisar os resultados do processo de C&D atualmente implementados na empresa face à nova abordagem desenvolvida. Desta aplicação foi possível estimar que os custos da C&D podem ser reduzidos, sendo que no caso em estudo esta redução foi de cerca de 50%. Ao nível dos prazos, e apesar do tempo de projeto ter sido superior na nova abordagem, esta mostra-se mais eficaz no que concerne à eliminação de possíveis erros, ou seja, com a utilização da abordagem proposta prolongou-se a fase inicial do processo de C&D, mas o prazo total de projeto e fabrico do molde diminuiu em cerca de 25% (i.e. passou de 12 semanas para 9 semanas), relativamente ao orçamentado inicialmente, e cerca de 55% relativamente ao prazo real (i.e. passou de 20 semanas para 9 semanas). Em suma, com este trabalho é possível concluir que com a implementação de novas abordagens de C&D, mais sistemáticas e apoiadas em técnicas da qualidade, é possível reduzir o tempo de conceção e fabrico, custos finais do produto e consequentemente o cumprimento de prazos
- Aplicações dos sistemas de pesagem na indústria das raçõesPublication . Ricardo, José Luís Anselmo; Marques, Pedro José FrancoPretende-se com este documento, realizado no âmbito de projeto de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, descrever o funcionamento geral de uma fábrica de rações e os vários setores onde se encontram os instrumentos de pesagem, apresentando-os e fazendo um enquadramento técnico e legal deste tipo de equipamentos. São enunciadas quais as normas, regulamentos e recomendações em vigor para este tipo de equipamentos (controlo metrológico). É abordado ainda os subequipamentos principais que constituem um instrumento de pesagem (módulo de pesagem e respetivo recetor de carga). A metodologia para resolver o problema deste projeto passa por abordar as doseadoras ponderais automáticas como fazendo parte de um processo de ensaque e quais as principais características dos instrumentos de pesagem que as constituem e como a escolha dos seus componentes são determinantes na garantia da exatidão das pesagens e do controlo metrológico. Por último e de acordo com a metodologia apresentada, será abordado no caso de estudo, o projeto de uma intervenção técnica desenvolvida na HRV Elétrica a cinco doseadoras ponderais automáticas existentes numa indústria de rações em Portugal. Essas doseadoras serão enquadradas no controlo metrológico de modo a assegurar a fiabilidade e confiança nas pesagens.