Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- SAGuV – Sistema de alinhamento de garrafas usando visãoPublication . Caetano, Filipe Manuel Ferreira; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Perdigoto, Luís Miguel RamosNa indústria vidreira o armazenamento e paletização de garrafas é um processo de extrema importância sendo necessário que todas as garrafas sejam posicionadas de forma específica. No caso de garrafas não cilíndricas este processo é ainda mais complexo sendo necessário que estas sejam alinhadas/orientadas para que seja possível obter camadas iguais e facilitar a conceção e atuação da componente mecânica de paletização. Tendo em conta que as garrafas no final de uma linha de transporte têm uma orientação aleatória, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de deteção da orientação de garrafas com base em visão artificial, que seja flexível e adaptável a diferentes tipos de garrafas. O sistema deve identificar a orientação de cada garrafa de modo a ser possível enviar essa informação a um sistema atuador que oriente cada garrafa em conformidade com uma orientação previamente definida. O trabalho aqui descrito foca-se na identificação do ângulo de rotação das garrafas e não no sistema de atuação. Ao longo do projeto são estudadas as necessidades inerentes a um sistema de visão artificial, nomeadamente a iluminação, aquisição e processamento de imagem. Descreve-se o desenvolvimento dos painéis de iluminação do sistema bem como toda a estrutura necessária para a instalação e bom funcionamento do sistema de aquisição de imagem. É apresentado um algoritmo de processamento de imagem baseado em duas câmaras, posicionadas de forma a captar toda a informação necessária. São ainda apresentados um conjunto de testes finais em condições que se aproximam do normal funcionamento de uma linha de transporte de garrafas, de forma a validar o sistema desenvolvido.
- A gestão de experiências com marcas territoriais e o seu impacto na imagem e satisfação na perspetiva dos residentesPublication . Dias, Sara Seixas; Ferreira, Alcina Teresa GasparAs experiências com a marca têm, nos últimos anos, sido alvo de vários estudos. O impacto que as mesmas têm na satisfação, imagem e lealdade para com a marca são expressivas e daí o interesse das marcas pela gestão de experiências positivas e memoráveis. O desenvolvimento do turismo e da própria economia em torno deste setor fez com que as cidades e outros territórios se começassem a ver como marcas, voltandose mais para quem as visita e menos para quem nelas reside. No entanto, houve nos últimos anos uma tomada de consciência do impacto que os residentes têm na distribuição de serviços e de experiências positivas para quem visita o território. Para além disto, o desenvolvimento económico que o território pode alcançar quando os seus residentes estão satisfeitos é bastante superior do que quando acontece o oposto. Isto faz com que o papel dos residentes seja cada vez mais valorizado, levando os territórios a procurarem experiências que vão de encontro com as necessidades de quem lá reside, proporcionando-lhes satisfação. Consequentemente, uma imagem positiva do território por parte dos residentes traduz-se num passa-palavra positivo do mesmo, para além da intenção de o abandonar ser reduzida. O presente estudo contou com a participação de 433 inquiridos, residentes em Portugal continental e arquipélagos. O propósito principal do estudo foi analisar a importância das experiências dos residentes com o seu local de residência. Identificar os fatores que os residentes mais valorizam nas experiências que têm com o território permitirá encontrar algumas soluções a desenvolver, de forma a garantir a satisfação de quem lá reside. A satisfação dos residentes também é tida em conta no impacto que exerce sobre a satisfação global, imagem, passa-palavra e intenções de abandonar. No seguimento desta análise, verificou-se que a experiência com o território e os aspetos relacionados com a urbanização e diversidade, nomeadamente com atividades culturais, locais de compras, disponibilidade de vários serviços, tolerância, abertura do local, crescimento económico e rede profissional do local, têm um impacto positivo na satisfação global, na imagem dos residentes e no passa-palavra dos residentes e um impacto negativo na intenção de abandonar o território.
- The role of liquidity in asset pricing: the special case of the Portuguese Stock MarketPublication . Miralles-Quirós, Maria del Mar; Miralles-Quirós, José Luis; Oliveira, CéliaPurpose – The aim of this paper is to examine the role of liquidity in asset pricing in a tiny market, such as the Portuguese. The unique setting of the Lisbon Stock Exchange with regards to changes in classification from an emerging to a developed stock market, allows an original answer to whether changes in the development of the market affect the role of liquidity in asset pricing. Design/methodology/approach – The authors propose and compare two alternative implications of liquidity in asset pricing: as a desirable characteristic of stocks and as a source of systematic risk. In contrast to prior research for major stock markets, they use the proportion of zero returns which is an appropriated measure of liquidity in tiny markets and propose the separated effects of illiquidity in a capital asset pricing model framework over the whole sample period as well as in two sub-samples, depending on the change in classification of the Portuguese market, from an emerging to a developed one. Findings – The overall results of the study show that individual illiquidity affects Portuguese stock returns. However, in contrast to previous evidence from other markets, they show that the most traded stocks (hence the most liquid stocks) exhibit larger returns. In addition, they show that the illiquidity effects on stock returns were higher and more significant in the period from January 1988 to November 1997, during which the Portuguese stock market was still an emerging market. Research limitations/implications – These findings are relevant for investors when they make their investment decisions and for market regulators because they reflect the need of improving the competitiveness of the Portuguese stock market. Additionally, these findings are a challenge for academics because they exhibit the need for providing alternative theories for tiny markets such as the Portuguese one. Practical implications – The results have important implications for individual and institutional investors who can take into account the peculiar effect of liquidity in stock returns to make proper investment decision. Originality/value – The Portuguese market provides a natural experimental area to analyse the role of liquidity in asset pricing, because it is a tiny market and during the period studied it changed from an emerging to a developed stock market. Moreover, the authors have to highlight that previous evidence almost exclusively focuses on the US and major European stock markets, whereas studies for the Portuguese one are scarce. In this context, the study provides an alternative methodological approach with results that differ from those theoretically expected. Thus, these findings are a challenge for academics and open a theoretical and a practical debate.