Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O sistema de admissão de um motor de combustão interna a quatro tempos, é um
componente que influencia de forma significativa o desempenho do motor. Na otimização
destes motores, procura-se aumentar a quantidade de ar admitida através da melhoria do
processo de admissão de ar. Esta melhoria pode ser feita quer pela alteração das dimensões
do sistema de admissão, quer pela alteração geométrica e das superfícies das paredes das
condutas de admissão na cabeça de motor. Estas últimas técnicas, apuradas com a prática ao
longo de anos, designadas porting (geometria), dimpling e polishing (superfície), são
aplicadas nas condutas na cabeça do motor (com mais influência nas portas de admissão),
corrigindo imperfeições de construção/projeto e simultaneamente igualando a sua geometria
entre os vários cilindros. O estudo científico destas técnicas é praticamente inexistente,
encontrando-se bibliografia que apenas aborda esta temática do ponto de vista empírico ou
prático.
Neste trabalho, foram estudadas as técnicas de porting, dimpling e polishing,
realizadas em condutas de admissão, por uma empresa especializada neste serviço
(Veicomer). Foram realizados ensaios experimentais em fluxómetro e testes computacionais
em Lotus Engine Simulation (LES), avaliando as consequências destas técnicas no
desempenho do motor. O estudo experimental foi realizado numa cabeça de motor Ford
SOHC 2.0, em que na conduta de admissão de cada cilindro foi utilizada uma técnica
diferente.
As condutas foram caracterizadas em fluxómetro e os resultados utilizados na
simulação computacional em LES, permitindo a obtenção de uma curva de binário para cada
técnica. Nestes ensaios foi possível quantificar as consequências de cada técnica no
desempenho do motor, como por exemplo um aumento de 12 % de caudal volúmico médio
de ar medido no fluxómetro obtido com dimpling Veicomer, teve como consequência um
aumento de binário de 5,2% às 6250 rpm.
Description
Keywords
Motores de combustão interna Portas de admissão Escoamento de Ar Dimpling Porting Polishing