Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de perdas por transmissão de calor de um motor ottoPublication . Santos, Gonçalo Filipe Rodrigues; Carvalho, Paulo Alexandre Matos HenriquesPretende-se com este trabalho analisar a dissipação de calor de um motor Otto. A dissipação de calor representa um fator importante para o desempenho do motor, representando uma área a que os fabricantes dão cada vez mais atenção atualmente. Face à conjuntura atual, decorrente da importância da eficiência e das emissões nos motores surge a necessidade de melhorar o desempenho do sistema de dissipação de calor. Por isso torna-se imprescindível o desenvolvimento de metodologias que permitam modelar a resposta do sistema em diferentes condições ambientais e de funcionamento do motor, de um modo parcial e de uma forma conjugada, entre eles. Deste modo, o objetivo do trabalho diz respeito à avaliação da dissipação interna de calor no interior do cilindro, bem como à quantidade de energia do combustível que é dissipada sob a forma de calor. Esta avaliação conduziu a outro dos objetivos subjacente a esta temática: a avaliação da capacidade de dissipação de calor de um radiador. Relativamente ao modelo desenvolvido, foi tido por base o motor Suzuki GSX-600 e suas características. Com recurso a um software obtiveram-se as ondas de pressão e escape. Através de rede neuronal artificial aproximaram-se as ondas de pressão de escape e admissão, cujas variáveis são: rotação do motor, ângulo de cambota e a pressão. Sobre o modelo aplicaram-se algumas correlações, nomeadamente Annand, Woschni e Han et al. para a quantificação da dissipação de calor e da percentagem da energia gerada pelo combustível que esta representa. Para a concretização do segundo objetivo avaliou-se a capacidade de dissipação de calor do radiador em convecção natural através da realização de um ensaio experimental à escala real.
- Experimental and numerical investigation of pressure drop and heat transfer in evaporators for vehicle heat recoveryPublication . Gouveia, Olivier Rodrigues; Santos, Hélder Manuel Ferreira dos; Morgado, Joel BastosThe present study presents an experimental and numerical investigation of single-phase pressure drop and heat transfer in a multipass cross-flow heat exchanger applied in a Rankine cycle for vehicle waste-heat recovery. A Rankine cycle experimental facility was used in order to obtain experimental pressure drop data, for adiabatic and diabatic conditions, and experimental Nusselt number data, using water as working fluid. A predictive pressure drop model was developed in order to obtain the working fluid pressure drop value in the heat exchanger under several operating conditions. Two different approaches were studied (a global and discretized approach) to compare the influence of temperature profile assumptions on the accuracy of the obtained pressure drop results. The heat transfer performance was assessed by the obtainment of the Nusselt number. The data reduction allowed to determine the Nusselt number by mean of the Wilson plot technic and compared with the existing correlations reviewed in the literature. The developed models were tested under a matrix of operating points which englobes adiabatic and diabatic conditions. The diabatic tests were conducted under tree different engine conditions: idle speed (1200 rpm), 2400 rpm and 2800 rpm, corresponding to exhaust gas thermal powers of: 0.75; 3.5 and 9 kW, respectively. These test conditions (including adiabatic conditions) resulted in a total of 68 different operating points, with a Reynolds number range of 51<𝑅𝑒<2935. The numerical predictions were then compared against the experimental data. Under the present study specific operating conditions, the results revealed that the application of the classic fluid flow and heat transfer theory presents significant deviations as compared to the experimental data.
- Desenvolvimento de uma interface de comunicação para motores de veículos pesadosPublication . Soares, Marcelo de Pinho; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Serrano, Luís Manuel VenturaO objetivo do presente trabalho é desenvolver uma interface que comunique com um veículo pesado adquirindo informação de sensores e que controle o regime do motor. Com este interface é possível analisar a condição de motores após o seu recondicionamento de modo a garantir a sua fiabilidade antes de ser reintroduzido no seu ciclo de utilização. Para tal, neste projeto, descodificam-se os protocolos de comunicação existentes nos veículos pesados, através da aplicação de métodos de engenharia inversa aos barramentos CAN. Estudam-se vários métodos de controlo do regime do motor e analisam-se quais os métodos mais eficazes. Desenvolve-se hardware que promova a ligação entre a informação presente nos barramentos CAN e um computador (porta série). Define-se um protocolo de comunicação dedicado e implementa-se este na comunicação entre o hardware e o computador. Recorre-se ao software LabVIEW® para o desenvolvimento da aplicação, executada num computador, que possibilita visualizar os dados adquiridos pelo hardware. Com esta aplicação, o utilizador controla o regime do motor através de um ambiente gráfico “user friendly”. No fim de cada ensaio gera-se um ficheiro de dados que contem toda a informação adquirida permitindo uma interpretação e análise à posteriori. Realizam-se vários testes ao sistema desenvolvido, tanto ao nível de hardware como de software, com o objetivo de validar as funções implementadas. Após a análise dos resultados obtidos verifica-se correto funcionamento da interface e da aplicação desenvolvida durante o projeto.
- Sistema de aquisição de dados para veículos automóveisPublication . Silva, Nuno André dos Santos; Ferreira, Carlos Daniel HenriquesCom a evolução tecnológica que se tem verificado nas últimas décadas na indústria automóvel, os veículos comercializados atualmente possuem a capacidade de identificar a ocorrência de erros durante o seu funcionamento. Contudo, na maioria das situações, é necessário a deslocação a uma oficina apenas para se obter qual a identificação do erro e perceber a gravidade do problema ocorrido. Outro problema que se verifica nos dias de hoje, e devido ao aumento significativo de tráfego rodoviário, prende-se com o número de acidentes que se verifica anualmente e o número de lesões que daí resultam sendo um fator crucial o tempo de espera por assistência após a colisão, sendo, contudo, também nestas situações importante, apurar as responsabilidades da colisão. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um sistema de aquisição de dados que permita a aquisição de informação relativa ao funcionamento do veículo, nomeadamente o valor de sensores e erros de diagnóstico através da porta OBD do veículo, utilizando o protocolo ISO 15765-4, podendo esta informação ser requerido remotamente. Deverá ainda, ser capaz de detetar uma colisão através da analise dos valores provenientes do IMU, enviar uma mensagem de texto com as coordenadas geográficas do local do acidente para um número de telefone definido e armazenar os dados relativos ao comportamento do veículo nos instantes anteriores e posteriores à colisão, numa memória não-volátil, designadamente um cartão de memória do tipo microSD. Foi desenvolvido um protótipo funcional do sistema de aquisição de dados, tendo posteriormente sido realizados diversos testes em situações reais de modo a validar o funcionamento do hardware e do firmware desenvolvido. Os testes foram realizados durante uma condução normal, num simulador de veículo pesado e durante um crash test.