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- Proposta de modelo para controlo de stock : aplicado ao departamento de economato e cozinhaPublication . Santos, Tiago José Ramos dos; Vasconcelos, João Viljoen deO seguinte trabalho é fruto do estágio curricular realizado no hotel Vila Galé Salvador, com a duração de nove meses, tendo sido iniciado no mês de Novembro de 2014 e terminado no mês de Julho de 2015. O hotel localiza-se na cidade de Salvador, que pertence ao estado brasileiro da Bahia. Este estágio curricular insere-se no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Turismos e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. O trabalho inicia-se com a apresentação do grupo Vila Galé e caracterização do Hotel onde foi realizado o estágio. Em seguida, procedesse há descrição de todas as atividades realizadas nos setores do hotel, juntamente com a análise crítica individual. Durante o desenrolar do estágio foi feito uma análise aos principais problemas encontrados e desenvolvida uma ideia para corrigir os mesmos. A ideia para resolver os problemas encontrados, tem por base métodos que visam aperfeiçoar o desempenho individual para o bem do coletivo. O objetivo passa por alterar o modelo atual de funcionamento da logística interna, desenvolver um modelo novo que permita criar um ambiente de trabalho mais organizado, eficaz para produzir um melhor desempenho e reduzir o desperdício nos setores em questão
- Indicadores chave de desempenho (KPI’s) do departamento de F&B : análise de uma cadeia hoteleiraPublication . Valador, Natacha Rodrigues Cabaça; Almeida, Anabela Clemente Elias; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoA motivação fulcral na escolha desta temática foi a escassez de investigação realizada em Portugal sobre os Indicadores Chave de Desempenho (KPI’s) do Departamento de F&B da indústria hoteleira. A presente tese tem como objetivo primordial analisar a problemática do controlo e gestão do Departamento de F&B no ramo hoteleiro, através de um modelo que procura avaliar o desempenho da performance do Departamento de F&B, através da implementação dos Indicadores de Desempenho (KPI’s), quer financeiros quer não financeiros, na cadeia hoteleira alvo do estudo. Através da pesquisa bibliográfica e sua consequente análise foi possível efetuar um enquadramento do assunto a abordar, retirando as principais diretrizes para a construção do questionário. Com este trabalho pretende-se auxiliar os profissionais da área na escolha de ferramentas que contribuíam para uma maior rentabilidade financeira do seu departamento. Também se pretende fomentar os conhecimentos dos proprietários e gestores hoteleiros e a importância de recolha e análise dos dados de modo organizado e uniformizado, garantindo assim o sucesso contínuo de eficiência e maximização da rentabilidade. Finalmente, com o trabalho apresentado, pretende-se acrescentar valor nesta área do setor hoteleiro uma vez que é reduzida a nível nacional.