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- Mecanismos de formação, redução e simulação da lesão cervical, resultantes de acidentes rodoviários com impacto lateralPublication . Baptista, Paulo António Roldão; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Santos, Sérgio Pereira dosContexto: os acidentes rodoviários, com veículos ligeiros de passageiros, constituem um domínio que desafia a sociedade na procura continuada de soluções que mitiguem os seus impactos. Dados da Comissão Europeia revelam que, em 2011 e apenas no território dos países pertences à União Europeia, mais de 1,5 milhões de pessoas sofreram algum tipo de lesão em consequência de acidentes rodoviários, das quais, cerca de 250 mil terão sofrido lesões classificadas como graves. Esta dissertação visa a formulação de hipóteses para a redução da lesão cervical, em ocupantes de veículos sujeitos a colisão lateral e a validação de diretrizes para a conceção e o desenvolvimento, no âmbito da engenharia e do design, de uma solução de segurança passiva. Metodologia: recorrendo à literatura publicada, é analisada a anatomia, a fisiologia e a biomecânica da região cervical, bem como o controlo neuromuscular. São também revistos aspetos relevantes dos mecanismos de formação da lesão cervical, da sua classificação, das propriedades mecânicas dos tecidos e da ferramenta principal deste estudo que é a simulação e os modelos numéricos antropomórficos, de elementos finitos (FE). É apresentado o estado da arte do seu desenvolvimento para a simulação da biomecânica cervical e a compreensão dos mecanismos que conduzem à lesão e, posteriormente, à sua redução. Finalmente, são testados um conjunto de hipóteses para a redução do risco de lesão, no modelo ES-2re. Conclusões: a variação do módulo de elasticidade dos elementos viscoelásticos da região cervical do modelo ES-2re, revelou que o aumento global da rigidez cervical provoca um aumento dos valores máximos de deslocação, aceleração e velociade do CG da cabeça. Não é possível, no entanto, comparar o aumento da rigidez cervical avaliado nesta investigação com os testes onde essa rigidez acontece em resultado da ativação muscular. Por falta de correspondência, não é possível verificar a validade das hipóteses apresentadas em 4.4.
- Estudo de materiais estruturais de base polimérica para reforço de estruturas em betãoPublication . Costa, Pedro Filipe Carvalho; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Barreiros, Fátima Maria CarvalhinhasVivemos na era das cidades de betão e cada vez mais a nível mundial se aplica este tipo de material. Na construção civil o betão é o material predominante produzido através de uma mistura de diversas matérias-primas, sejam naturais ou sintéticas, permitindo várias formas estruturais, desde as regulares às mais excêntricas, e é com enorme facilidade que o betão preenche os moldes ou cofragens. O ser humano, valendo-se da ambição e necessidade de superar novos desafios muitas vezes impostos por novas ideias, por questões levantadas pela arquitetura e pela engenharia, procurou desenvolver novos tipos de betão capazes de dar resposta a estas exigências e ser também cada vez mais uma matéria nobre da construção. Como tal, e sabendo que o betão também apresenta características que podem limitar a sua aplicação, tais como: baixa resistência à tração, diminuta ductilidade, elevada densidade dos elementos estruturais (significativamente superior ao das estruturas de aço com a mesma capacidade de carga) e vulnerabilidade à penetração de substâncias nocivas que aceleram o processo de corrosão das armaduras, ainda há margem para progressos no estudo do betão e possibilidade de desenvolver as suas propriedades mecânicas. Assim, ao longo do presente trabalho estudou-se e compreendeu-se as potencialidades do betão e as mais-valias e valências do betão reforçado com polímero, aliado aos reais benefícios na aplicabilidade deste material na construção.