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Authors
Abstract(s)
Contexto: os acidentes rodoviários, com veículos ligeiros de passageiros, constituem um
domínio que desafia a sociedade na procura continuada de soluções que mitiguem os seus
impactos. Dados da Comissão Europeia revelam que, em 2011 e apenas no território dos
países pertences à União Europeia, mais de 1,5 milhões de pessoas sofreram algum tipo de
lesão em consequência de acidentes rodoviários, das quais, cerca de 250 mil terão sofrido
lesões classificadas como graves. Esta dissertação visa a formulação de hipóteses para a
redução da lesão cervical, em ocupantes de veículos sujeitos a colisão lateral e a validação de
diretrizes para a conceção e o desenvolvimento, no âmbito da engenharia e do design, de uma
solução de segurança passiva.
Metodologia: recorrendo à literatura publicada, é analisada a anatomia, a fisiologia e a
biomecânica da região cervical, bem como o controlo neuromuscular. São também revistos
aspetos relevantes dos mecanismos de formação da lesão cervical, da sua classificação, das
propriedades mecânicas dos tecidos e da ferramenta principal deste estudo que é a simulação
e os modelos numéricos antropomórficos, de elementos finitos (FE). É apresentado o estado
da arte do seu desenvolvimento para a simulação da biomecânica cervical e a compreensão
dos mecanismos que conduzem à lesão e, posteriormente, à sua redução. Finalmente, são
testados um conjunto de hipóteses para a redução do risco de lesão, no modelo ES-2re.
Conclusões: a variação do módulo de elasticidade dos elementos viscoelásticos da região
cervical do modelo ES-2re, revelou que o aumento global da rigidez cervical provoca um
aumento dos valores máximos de deslocação, aceleração e velociade do CG da cabeça. Não é
possível, no entanto, comparar o aumento da rigidez cervical avaliado nesta investigação com
os testes onde essa rigidez acontece em resultado da ativação muscular. Por falta de
correspondência, não é possível verificar a validade das hipóteses apresentadas em 4.4.
Description
Keywords
Mecanismos de lesão cervical Ocupantes Redução Simulação Colisão lateral