Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a promoção da saúde em edifício pré-escolarPublication . Ferreira, Ariana Cecília Gonçalves; Ramos, João António EstevesAs crianças são indivíduos suceptíveis aos efeitos provocados pelos diversos poluentes existentes no ar interior dos edifícios, sendo por isso necessário tomar especial atenção à Qualidade do Ar Interior dos edifícios onde estas permanecem grande parte do seu tempo, sendo as creches e jardins-de-infância. Em Portugal, desde 2006, com a publicação do Decreto de Lei nº 79/2006 de 4 de Abril, adoptaram-se valores de concentração máxima de referência para parâmetros químicos e microbiológicos, potencialmente presentes no ar interior de edifícios. Neste âmbito foi efectuado um estudo que objectivou caracterizar a qualidade do ar interior de uma creche e jardim-de-infância, localizado em Leiria. Procedeu-se à monitorização de parâmetros ambientais, nomeadamente, dióxido de carbono (CO2), partículas em suspensão (PM10), formaldeído (HCOH), bactérias, fungos, temperatura e humidade relativa do ar e à análise dos factores responsáveis pelas suas variações ao longo do dia. A quantificação destes parâmetros envolveu a utilização de equipamentos de leitura directa e métodos activos de amostragem de ar. Na generalidade, os resultados obtidos demonstraram que as condições de ventilação inadequadas são responsáveis pela acumulação de poluentes no ar interior em todos os locais avaliados. Durante o estudo, foram determinadas a presença de valores de concentração de alguns dos parâmetros em análise acima dos máximos estipulados no regulamento vigente ao nível da Qualidade do Ar Interior. O aumento das taxas de ventilação e a sensibilização dos ocupantes representam regras chave para a melhoria da qualidade do ar interior neste tipo de edifícios.
- Estudo e monitorização do processo da fase sólida da ETAR NortePublication . Valente, Joana Luísa da Silva; Sousa, Helena Manuela Pala Dias deAs lamas são um subproduto resultante dos processos de tratamento físicos, químicos e biológicos de uma ETAR, tendo de ser submetidas a tratamentos para reduzir a quantidade de água que contêm e, consequentemente, o seu volume; e para transformar a matéria orgânica em matéria inorgânica mais estável, originando um resíduo que cumpra as disposições legais para ser utilizado. O processamento da fase sólida pode representar até 50% dos gastos correntes de operação de uma ETAR, sendo por isso essencial otimizar o seu funcionamento. As ETAR de grandes dimensões, em particular as que recebem águas residuais muito diversificadas como é o caso da ETAR Norte, requerem rotinas de monitorização intensivas para garantir essa otimização. Assim, e tendo como principal objetivo a otimização da linha de tratamento da fase sólida desta ETAR, o presente trabalho incluiu a monitorização diária de parâmetros capazes de detectar anomalias nos processos de tratamento existentes (espessamento e digestão anaeróbia), nomeadamente a % de matéria seca e a concentração de sólidos voláteis nas lamas geradas na estação; a temperatura e o potencial redox no digestor; e os gases presentes no biogás gerado no processo. Na tentativa de melhorar o desempenho na ETAR Norte, os resultados obtidos foram comparados com os parâmetros de operação da fase sólida da ETAR de Olhalvas, em funcionamento desde 2000, com um processo estável e eficiente. A monitorização efetuada permitiu à SIMLIS uma tomada de decisão e intervenção mais rápidas para corrigir o processo, procedendo à alteração de caudais ou ao ajustamento do ar na compressão do biogás. Em complemento a esta monitorização, sugere-se a avaliação da salinidade e a identificação e quantificação da população bacteriana no digestor, uma vez que, sendo fatores que influenciam significativamente a eficiência do processo, se considera que a sua avaliação poderá ser uma mais-valia na sua otimização.
- Estudo da biologia reprodutiva e do potencial biotecnológico e alimentar de holotúrias da costa de PenichePublication . Santos, Rita Figueiras Alves dos; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Pedrosa, Rui Filipe PintoA biologia reprodutiva de duas espécies de holotúrias foi estudada através da avaliação do Índice Gonadossomático e análises histológicas aos túbulos das gónadas. O potencial biotecnológico foi realizado pela avaliação da capacidade antioxidante, antimicrobiana e antitumoral de extratos orgânicos e a avaliação do perfil lipídico foi efetuada através da quantificação da gordura total e perfil em ácidos gordos, para as três espécies.
- A prática pedagógica em educação de infância : a construção da identidade institucional e o desenvolvimento da capacidade de investigaçãoPublication . Miranda, Rita Alexandra Santos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria