Browsing by Author "Varela, Jorge"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Democracia cognitivaPublication . Varela, JorgeAs presentes linhas pretendem trazer à luz algumas reflexões sobre a evolução da democracia e a importância do sistema educativo na afirmação de uma cidadania plena. Uma cidadania moderna que traga consigo um novo olhar sobre a forma como lidamos com os direitos, os deveres, a liberdade e a responsabilidade. Até pelo que abaixo se escreve, vimos então afirmar a nossa liberdade em escrever e expor as presentes convicções assumindo a responsabilidade de previamente as termos feito passar pelo crivo da reflexão. Tomando a complexidade como valor a integrar, olharemos de que maneira a democracia cognitiva pode afirmar-se como uma forma de reajustar a sociedade a tal complexidade. O caminho para se chegar a esse novo estádio da democracia apenas poderá ser trilhado por cidadãos de corpo inteiro. Os que assumam a responsabilidade de ver nos direitos alheios uma forma de valorizar um direito que também é seu. Os que entendam que a sua liberdade não se resume à inexistência de grilhões mas antes que deve ser exercida com a responsabilidade de a adjectivar, de lhe acrescentar algo.
- Manual de boas práticas e sustentabilidade no turismoPublication . Almeida, Paulo; Eurico, Sofia; Almeida, Sérgio; Oliveira, Fernanda; Jorge, João Paulo; Ramos, Dulcineia; Oliveira, Verónica; Simões, Ana Raquel; Borges, Patrícia; Malheiros, Cátia; Caetano, Marta; Amorim, Daniela; Viana, Ana Sofia; Coelho, Júlio; Sousa, Ana Elisa; Lourenço, Paulo; Rafael, Célia; Almeida, Nuno; Fonseca, Júlia; Schön, Michael; Martins, Rui; Dias, Francisco; Cardoso, Lucília; Mendes, Alexandra; Bento, Carla; Elias-Almeida, Anabela; Varela, Luciana; Varela, Jorge; Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Brasão, Inês; Baptista, Pedro
- Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de AçãoPublication . Lázaro, Alexandra; Pereira, Ana Patrícia; Henriques, Carolina; Toneca, Cláudia; Amaro, Dina; Tavares, Dina; Rodrigues, Filipa; Seco, Graça; Marques, Gorete; Silva, Joana Carrilho da; Varela, Jorge; Brites, Leonel; Rosálio, Lina; Magueta, Lúcia; Filipe, Luís Pereira; Caetano, Marta; Frade, Patrícia; Vaz, Paula; Gonçalves, Pedro; Alves, Sandra; Mina, Sónia; Reis, Susana; Almeida, Susana; Bernardino, Susana; Fonseca, Susana; Ferreira, Tiago; Tavora, VítorDe forma de criar e potenciar, no Instituto Politécnico de Leiria, um trabalho colaborativo a partir da identificação e utilização de uma metodologia integrada de promoção do sucesso escolar, que permita identificar, no contexto académico, todas as dimensões do problema e um roteiro de intervenção futuro que inclua a identificação de estratégias para promoção do sucesso académico em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, foi desenvolvido o “Laboratório da Mudança”. Através de um método sistémico, participativo e criativo para enfrentar, gerir e mitigar problemas sociais complexos, como são o insucesso e abandono escolar, foi desenvolvido um trabalho em conjunto com os diferentes intervenientes da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, no qual foi utilizada a ferramenta Teoria da Mudança para a criação de um plano de ação face a problemas sociais complexos. No Laboratório da Mudança foram convidados a participar vários atores da comunidade académica do IP Leiria, desde direções e escolas, coordenações pedagógicas e demais serviços, bem como docentes e estudantes. A equipa multidisciplinar constituída para o desenvolvimento do Laboratório trouxe contributos variados relevantes e inovadores no desenho de uma estratégia colaborativa e na construção do presente plano de ação. Aquando da identificação do problema, e após o término do projeto, estes atores contribuirão na promoção de outras estratégias, além das propostas em desenvolvimento neste projeto, que possam ser concebidas no futuro visando a resolução dos problemas identificados do insucesso e abandono escolar.