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Authors
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Abstract(s)
As presentes linhas pretendem trazer à luz algumas reflexões sobre a evolução da
democracia e a importância do sistema educativo na afirmação de uma cidadania plena.
Uma cidadania moderna que traga consigo um novo olhar sobre a forma como lidamos com
os direitos, os deveres, a liberdade e a responsabilidade. Até pelo que abaixo se escreve,
vimos então afirmar a nossa liberdade em escrever e expor as presentes convicções
assumindo a responsabilidade de previamente as termos feito passar pelo crivo da reflexão.
Tomando a complexidade como valor a integrar, olharemos de que maneira a
democracia cognitiva pode afirmar-se como uma forma de reajustar a sociedade a tal
complexidade. O caminho para se chegar a esse novo estádio da democracia apenas poderá
ser trilhado por cidadãos de corpo inteiro. Os que assumam a responsabilidade de ver nos
direitos alheios uma forma de valorizar um direito que também é seu. Os que entendam que
a sua liberdade não se resume à inexistência de grilhões mas antes que deve ser exercida
com a responsabilidade de a adjectivar, de lhe acrescentar algo.
Description
Comunicação apresentada no Congresso Educação e Democracia, Aveiro, 2007 - organizado pela Universidade de Aveiro.
Keywords
Democracia