Browsing by Author "Sousa, Micael da Silva e"
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- Centro histórico de Leiria: mobilidade e redes de transportePublication . Sousa, Micael da Silva eO Centro Histórico de Leiria (CHL), à semelhança de outros centros históricos, pela sua vertente cultural e patrimonial, assume especial relevância na cidade e região de Leiria. Para além dos centros históricos serem âncoras urbanas que se relacionam com a identidade das populações, a reabilitação dessas zonas, enquanto espaços urbanos modernos e pujantes de vida, é essencial. As questões da mobilidade urbana nestes espaços são um dos aspectos a considerar dado que o sistema de transportes é essencial para uma revitalização urbana que se traduz no aumento de qualidade de vida. Este trabalho tem assim como objectivo principal o estudo da situação actual do CHL no que concerne à mobilidade e proposta de soluções e estratégias alternativas que possam contribuir para a melhoria global do espaço urbano em análise. Inicialmente efectuou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de caracterizar o estado actual de outras realidades semelhantes nacionais e internacionais bem como o de identificar soluções e estratégias implementadas e quais os resultados a que conduziram. Posteriormente o trabalho incidiu sobre a descrição da mobilidade e sistema de transportes, do CHL bem como o seu enquadramento no sistema global de transportes da cidade. Para tal procedeu-se ao levantamento de dados relativos às vias da zona em causa, produziu-se uma base de dados uniformizada a qual foi estruturada num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Deste modo a visualização gráfica dos dados permitida pelo SIG permitiu a pesquisa e orientação quanto às soluções e estratégias a apresentar. Após o tratamento e análise dos dados, foram elaboradas diversas soluções e propostas estratégicas que podem melhorar as condições de mobilidade e revitalizar, a todos os níveis, o CHL. As soluções propostas assentam em vários princípios estruturantes, sendo o principal: a promoção dos modos suaves, transportes públicos e coordenação intermodal da oferta de transportes, diminuindo a dependência automóvel. No entanto, reconhecendo a importância que o automóvel tem nas sociedades contemporâneas foram salvaguardadas condições para que os moradores do CHL pudessem utilizar, também, o transporte vi individual. O rumo a uma mobilidade sustentável deve ser um processo de mudança continua, fazendo-se passo a passo, sem radicalismos e envolvendo as comunidades para que a mudança surja delas mesmas, duma consciência ambiental natural e própria. A proposta de sistema de transportes teve também em conta a dimensão comercial, turística e cultural do espaço urbano em causa dado que a polifuncionalidade e aproveitamento das potencialidades naturais e intrínsecas dos espaços urbanos é essencial para a redução de tráfego automóvel e optimização da rede de transportes, sendo igualmente um factor de coesão social.
- Implementação de jogos na reabilitação da criança com síndrome de FOXP1Publication . Rosa, Marlene; Dias, Diana; Sousa, Micael da Silva eO presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma estratégia de jogo adaptado à reabilitação da função psicomotora numa criança portadora de FOXP1, indo de encontro às necessidades identificadas pelos cuidadores.