Browsing by Author "Sousa, Jenny Gil"
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- Acessibilidade cultural a partir das experiências de museus do Brasil e de PortugalPublication . Negreiros, Dilma de Andrade; Sousa, Jenny Gil; Freire, Carla Sofia CostaO presente artigo tem por objetivo apresentar a Grade de Análise para Acessibilidade em Ambientes Culturais, resultante da investigação realizada em museus do Brasil e de Portugal. A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria/Portugal, a partir do cruzamento da literatura científica com os resultados do trabalho empírico, oriundo das experiências de experts responsáveis por projetos de acessibilidade, nos ambientes culturais pesquisados. Para tanto, objetivou-se disponibilizar diretrizes que possibilitem a iniciação do processo de acessibilidade em qualquer ambiente cultural que reconheça-se como promotor e potencializador de cidadania cultural.
- Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresPublication . Sousa, Jenny Gil; Madureira, Cristiana Pizarro; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel SilvaEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.