Browsing by Author "Santos, Mariana"
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- Impacto da terapia de reminiscências com recurso à realidade virtual ao nível da sintomatologia psicológica e comportamental de pessoas com demênciaPublication . Santos, Mariana; Coelho, Tiago; Portugal, PaulaObjetivo: Comparar o impacto de um programa de terapia de reminiscências (TR) com recurso à realidade virtual (RV), com o impacto de um programa de TR com recurso a um estímulo tradicional, ao nível da manifestação de sintomatologia psicológica e comportamental em pessoas com demência, durante as várias sessões. Métodos: Ensaio clínico randomizado, com um desenho do tipo experimental, em que foi realizado o acompanhamento de uma amostra de 14 idosos recrutados por conveniência, divididos por dois grupos de intervenção: TR tradicional (controlo) e TR com recurso à RV (experimental). A intervenção foi constituída por 8 sessões, com frequência bissemanal. Durante cada sessão foi preenchida uma grelha de observação sobre a manifestação de sintomatologia comportamental e psicológica e sobre o envolvimento do participante. Foi ainda utilizado o Simulator Sickness Questionnaire, administrado antes e após a exposição ao vídeo, de forma a avaliar o aumento do grau da manifestação de sintomatologia adversa associada à simulação. Resultados: Não se verificam diferenças significativas entre os grupos no que concerne ao sexo, nível de escolaridade, idade, grau de independência, nas AVD’s e AVDI’s e declínio cognitivo, bem como ao nível da manifestação sintomatológica comportamental e da sintomatologia adversa durante as sessões. No que diz respeito ao envolvimento na experiência, os comportamentos observados foram globalmente positivos, havendo partilha de memórias maioritariamente positivas e um registo de ligeiramente maior envolvimento dos participantes expostos a ambientes imersivos (RV), do que no grupo de controlo. Conclusão: De uma forma geral, o impacto dos diferentes programas de intervenção parece ser semelhante. Através deste estudo, gerou-se evidência acerca da segurança e viabilidade da aplicação de RV neste tipo de intervenção, validando a continuidade da sua utilização.
- Nursing Intervention to Prevent and Manage Delirium in Critically Ill Patients: A Scoping ReviewPublication . Fernandes, Filipa; Santos, Mariana; Anacleto, Ana Margarida; Jerónimo, Cátia; Ferreira, Óscar; Baixinho, Cristina LavaredaDelirium is an acute neuropsychiatric syndrome of multifactorial etiology with a high incidence in people admitted to intensive care units. In addition to reversible impairment of cognitive processes, it may be associated with changes in thinking and perception. If, in the past, it was considered an expected complication of severe disease, nowadays, delirium is associated with a poor short-term and long-term prognosis. Knowing that its prevention and early identification can reduce morbidity, mortality, and health costs, it is vital to investigate nursing interventions focused on delirium in critically ill patients. This study aimed to identify nursing interventions in the prevention and management of delirium in critically ill adults. The method used to answer the research question was a scoping review. The literature search was performed in the Medline (via PubMed), CINAHL (via EBSCOhost), Scopus, Web of Science, and JBI databases. The final sample included 15 articles. Several categories of non-pharmacological interventions were identified, addressing the modifiable risk factors that contribute to the development of delirium, and for which nurses have a privileged position in their minimization. No drug agent can, by itself, prevent or treat delirium. However, psychoactive drugs are justified to control hyperactive behaviors through cautious use. Early diagnosis, prevention, or treatment can reduce symptoms and improve the individual’s quality of life. Therefore, nursing professionals must ensure harmonious coordination between non-pharmacological and pharmacological strategies.
- A Terapia Ocupacional na implementação de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação: estudo de caso com uma criança com PEA em idade pré-escolarPublication . Tomé, Catarina; Jordão, Inês; Santos, Mariana; Sousa, Sara; Ribeiro, JaimeA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa alteração neuro-desenvolvimental, que se expressa através de alterações e défices nas competências sociais e de comunicação. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) promove a autonomia das pessoas com PEA, para que consigam estabelecer uma comunicação eficaz com os seus pares. No âmbito da atuação da equipa multidisciplinar, a atuação da Terapia Ocupacional (TO) foca-se na promoção do acesso ao sistema de CAA, implementando dispositivos e interfaces customizadas ao utilizador. Objetivo: Descrever a intervenção da TO na implementação de Tecnologias de Apoio (TA) para a CAA junto de uma criança em idade pré-escolar com PEA, não verbal. Material e Métodos: Abordagem qualitativa através de um estudo de caso único, incidindo sobre a utilização de um dispositivo móvel android com ecrã tátil e com interface adaptado com pictogramas. Serão obtidos dados através da Escala de Comunicação Pré-Verbal, da Schedule of Growing Skills II , por entrevista a profissionais e cuidadores, e por observação participante. Resultados: Serão utilizados para a análise e interpretação dos dados qualitativos, o software WebQDA para a concretização da análise de conteúdo e o Microsoft Excel para tratamento dos dados quantitativos, provenientes das escalas de avaliação. Os resultados esperados avaliarão a evolução a nível das competências de comunicação, decorrente da implementação com treino do Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. Conclusão: Esta investigação irá produzir conhecimento no que reporta à atuação do TO na implementação de um SAAC para o desenvolvimento da comunicação de uma criança com PEA, não verbal.
