Browsing by Author "Pires, Marco Manuel Beato Antunes"
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- Motivação dos formandos dos cursos EFA para o uso do e-portefólio: Estudo de casoPublication . Pires, Marco Manuel Beato Antunes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraA Aprendizagem ao longo da Vida e a Educação de Adultos desempenham um papel importante na adaptação dos cidadãos a uma sociedade da informação em constante mudança. Vários estudos têm defendido a implementação do e-portefólio com base no facto de ter potencial para desenvolver as competências do século XXI e, ao mesmo tempo, tornar a aprendizagem visível e significativa para os alunos e formandos. No entanto, raramente a implementação de e-portefólios é considerada na perspetiva dos formandos e as possíveis dificuldades por si sentidas. Esta investigação tem como objetivo geral compreender os fatores motivacionais que interferem na construção do e-portefólio a partir da perspetiva dos formandos. Trata-se de uma investigação com uma metodologia de métodos mistos, assente em inquéritos por questionário e por entrevista, na observação e análise documental. A amostra é constituída por 20 formandos de duas turmas à distância do Centro de Formação do IEFP de Leiria, que frequentaram o módulo de Cidadania e Profissionalidade. Os resultados mostram que a maioria dos formandos se sentiu motivado para usar o e-portefólio, reconheceu potencial para aumentar a interação, a colaboração, a aprendizagem e avaliação, ainda que neste último aspeto tenham colocado algumas objeções quanto à sua validade. A maioria dos formandos caracterizou a experiência com e-portefólios como boa. Este estudo revela-se de grande importância pelo facto de ter identificado as potencialidades e constrangimentos dos e-portefólios a partir do ponto de vista dos formandos, dando-nos pistas para contornar as dificuldades. Concluímos que utilização do e-portefólio reflexivo de aprendizagens motiva uma alteração na metodologia de ensino e avaliação positivas, tornando a prática formativa mais centrada no formando e no desenvolvimento de competências requeridas pela sociedade da informação. Porém, o público dos cursos EFA apresenta algumas especificidades, sendo necessário assegurar alguns critérios a fim de se promover uma metodologia de e-portefólio justa e equitativa.