Browsing by Author "Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de"
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- As Associações de Estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)Publication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Lopes, Sara MónicoEste trabalho tem como tema “o papel das associações de estudantes do ensino superior, na dinamização da participação cívica dos jovens (estudantes)”. Com este tema pretendeu-se alcançar o seguinte objetivo geral: analisar o papel das associações de estudantes do ensino superior, na promoção entre os seus membros, de uma cultura de participação cívica e perceber se a integração dos estudantes numa associação, tem influência na forma como estes se envolvem na comunidade académica e na comunidade local. Para alcançar este objectivo e os objectivos específicos, a opção escolhida, foi o paradigma qualitativo ou interpretativo, para a aplicação do método e dos instrumentos. O atual estudo procura perceber como se relaciona pertencer a uma associação de estudantes do ensino superior e ser um elemento ativo na sociedade e para tanto, escolhemos como método, o estudo de caso, as cinco associações de estudantes do Politécnico de Leiria. Assim, e considerando a abordagem de natureza interpretativa, o método e objeto de estudo, os instrumentos de recolha de dados escolhidos para procurar atender aos propósitos da investigação foram a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a pesquisa documental. Optou-se por aplicar a entrevista semiestruturada aos estudantes que desempenham funções de direção, como presidente ou vice-presidente, e o inquérito por questionário a todos os membros das associações de estudantes do Politécnico de Leiria. O estudo permite concluir que o associativismo tem influência na participação cívica dos membros da associação de estudantes, nomeadamente ao nível da aquisição de competências importantes para a intervenção ativa na comunidade académica e na sociedade. Contudo, verificou-se que em relação à comunidade local, a atuação da associação de estudantes não é pensada e estruturada para influenciar o desenvolvimento da mesma, nomeadamente ao nível do que é proposto para o nsino superior em termos de responsabilidade social.
- Literacia para a Igualdade de Género, Não Discriminação e InclusãoPublication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Henriques, Carolina Miguel da Graça; Sá, Cristina Isabel Branco de; Duque, Gustavo Fernando Espírito Santo Fonseca; Brasão, Inês Paulo Cordeiro; Duarte, Isabel Fernanda Lopes; Varela, Jorge Alexandre Barroca de Sousa; Frade, José José Manuel Couceiro Barosa Correia; Silva, Paulo Jorge Soares da; Pinto, Rui Manuel da FonsecaNo âmbito da implementação do Plano de Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão do Instituto Politécnico de Leiria, procurou-se conhecer literacia dos dirigentes institucionais sobre a temática da igualdade de género, não discriminação e inclusão, em que o questionário se encontrava dividido por seis dimensões. Após o convite à participação dos dirigentes institucionais, num total de 33 dirigentes, participaram 13 dirigentes de forma voluntária, livre e esclarecida. Verificou-se uma baixa taxa de adesão dos dirigentes à resposta a este questionário, possivelmente por falta de sensibilização face à problemática. Observa-se ainda, pelas respostas obtidas, que são necessárias medidas e intervenções que potenciem a conscientização e os conhecimentos dos dirigentes do Instituto Politécnico de Leiria face às temáticas da Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão.
- Literacia para a Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão – Relatório Institucional dos Colaboradores do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Henriques, Carolina Miguel da Graça; Brasão, Inês Paulo Cordeiro; Varela, Jorge Alexandre Barroca de Sousa; Frade, José Manuel Couceiro Barosa Correia; Rosálio, Lina Manuela Lopes Henriques; Silva, Paulo Jorge Soares da; Pinto, Rui Manuel da FonsecaNo âmbito da implementação do Plano de Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão (IGNDI) do Instituto Politécnico de Leiria, procurou-se avaliar o nível de literacia dos colaboradores relativamente a estas temáticas. Após o convite dirigido aos colaboradores do IPLeiria, dos quais um total de 1464 foi convidado, participaram voluntariamente 261 colaboradores, incluindo docentes, técnicos e investigadores de carreira, de forma livre e esclarecida. Observa-se a existência de lacunas de conhecimento por parte dos colaboradores em áreas como os canais de queixa, as políticas contra o assédio e os mecanismos formais de igualdade de género.
- Monitorização do Plano para a Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão - 2024Publication . Oliveira, Ana Zita Lopes Baptista de; Graça Henriques, Carolina Miguel; Rosálio, Lina Manuela Lopes Henriques; Rodrigues, Hélia Carla AmadoNo âmbito da implementação do Plano para a Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão do Instituto Politécnico de Leiria, foi realizada a monitorização da sua execução do ano 2024. Este processo teve em consideração seis dimensões estratégicas para a comunidade académica, valorizando as ações desenvolvidas junto dos colaboradores e dos estudantes.