Browsing by Author "Lampreia, Tiago Filipe Marantes"
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- Desenvolvimento de uma Estrutura Híbrida Resistente ao Impacto para Alojamento de Baterias de Veículos ElétricosPublication . Lampreia, Tiago Filipe Marantes; Santos, Sérgio Pereira dosOs veículos elétricos, para além de cumprirem os requisitos comuns de segurança estrutural, possuem uma necessidade que se baseia na proteção adicional ao conjunto de baterias, devido à sua perigosidade quando danificadas. Por prevenção, as práticas comuns dos fabricantes de veículos elétricos, em caso de embate de pequena intensidade, promovem a substituição completa das baterias, por razões de segurança. Esta prática tem levado à consideração da perda total do veículo acidentado e colocação das baterias no percurso de reciclagem prematuro, dado ao seu período de vida útil projetado. Para a resolução desta problemática, desenvolveu-se uma estrutura de alojamento de baterias, com o conceito híbrido, constituído por uma duas estruturas, uma interna de elevada resistência mecânica e uma exterior atenuadora de impacto, no caso desta última, que seja permitida a sua substituição, em caso de colisão e deformação. Para alcançar esse objetivo, em termos metodológicos, foram estudados os materiais para a produção das duas estruturas, com recurso a modelação através do software “Solidworks” e foram implementadas simulações em software “LS_DYNA”, para testagem de materiais e dos impactos nas zonas críticas do sistema híbrido de modo a determinar as capacidades destes em situações de colisão. Dos resultados obtidos, permitiu concluir que o sistema híbrido resiste de forma eficiente a impactos laterais com velocidades até 5 Km/h. Para as restantes velocidades ocorreu deformação da estrutura supostamente “indeformável”. O impacto no plano inferior, demonstrou ser o mais vulnerável dos dois tipos estudados: Para todas as velocidades ocorre deformação significativa nessa estrutura. Contudo, os fundamentos para a implementação deste tipo de sistemas foram estabelecidos, e, com a alteração de alguns parâmetros estruturais e materiais, é evidente a potencialidade deste sistema para melhorar a sustentabilidade das baterias de alta tensão.