Browsing by Author "Guerreiro, Nelson"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- - Estás onde? Reflexões sobre autobiografia e auto-ficção nas práticas artísticas contemporâneasPublication . Guerreiro, Nelson; Gonçalves, Maria MadalenaAutobiografia e auto-ficção como “exercícios do eu”. Como se repercutem na produção artística contemporânea? O alcance desse modus operandi nas práticas de artistas que fazem das suas vidas reais e ficcionadas a matriz das suas obras.
- As ligações nas artes performativas : linhas, lugares comuns e qualidades da experiência no aqui e agoraPublication . Guerreiro, Nelson; Gonçalves, Maria MadalenaNas artes performativas, as ligações entre o ator/bailarino/ músico/performer e os espectadores são permanentes. Mesmo antes do ato performativo, é, desde logo, estabelecido um elo através de estratégias de comunicação promocionais que divulgam a sua realização e que disponibilizam informação sobre o ponto de partida, processos criativos, conteúdos, intenções, efeitos e questões de determinada ação performativa.
- Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneasPublication . Guerreiro, Nelson; Gonçalves, Maria Madalena(...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados das minhas idas a espectáculos e com a minha própria experiência (quer dizer, com o que vou incorporando nos processos criativos de espectáculos em que fui e vou participando). Digo-vos que, para isso, é preciso estar atento, reflectir, digerir e ler tanto como ir ao teatro, ser assíduo frequentador das suas salas, ou dos seus espaços, ritual que pratico com uma regularidade por vezes excessiva, por vezes insuficiente, levado por vezes por razões profissionais, outras por mero desafio e gosto. Mas sempre em demanda do que atrás referi: de que é feito o teatro hoje? Ao pensar como organizar esta aula, deparei-me com a necessidade de eleger um tópico que me permitisse abordar as práticas artísticas contemporâneas, mas numa perspectiva de ligação directa ao lugar que o teatro ocupa nas sociedades actuais, classificadas como sociedades de informação.