Browsing by Author "Franco, Alexandra Silva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Franco, Alexandra Silva; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte dimensão reflexiva procura descrever e refletir, de forma fundamentada, sobre as práticas pedagógicas realizadas em 1.º e 2.º CEB. Nesse sentido, são apresentadas as aprendizagens realizadas, a partir de uma reflexão sistemática sobre o ciclo pedagógico. Nesta parte, reflete-se também sobre experiências pedagógicas, quer no contexto da Matemática, particularmente sobre o a forma como foi promovida a aprendizagem do perímetro do círculo e da multiplicação e divisão de números racionais, quer no contexto das Ciências Naturais, sobre as atividades práticas e o modelo 5E. A segunda parte dimensão investigativa apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 2.º CEB, com a turma de 6.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo focou a análise dos desempenhos e dificuldades evidenciados pelos participantes, nas várias etapas de um estudo estatístico, particularmente a apresentação dos dados. A técnica de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a registos audiovisuais e escritos pelos alunos, sendo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos alunos em representar os dados, assim como na construção de representações gráficas. Perante as mesmas foi possível identificar as implicações pedagógicas inerentes ao papel do professor.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEBPublication . Franco, Alexandra Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte – dimensão reflexiva – revela um retrato pessoal e fundamentado das práticas pedagógicas frequentadas no decorrer dos diferentes contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico). São evidenciadas as aprendizagens concretizadas ao longo das mesmas, assim como os desafios que surgiram no decorrer de todo o processo educativo. A segunda parte – dimensão investigativa – apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo foca o contributo dos jogos matemáticos no desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A técnica de recolha de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a instrumentos como os registos audiovisuais e entrevistas, pelo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os alunos recorrem mais ao cálculo por contagem e ao cálculo estruturado, através da aproximação à dezena. Por outro lado, os alunos associaram a implementação dos jogos a diversão, mas também a aprendizagem, o que contribui para a promoção de atitudes positivas face à matemática.