Browsing by Author "Fernandes, Ana Catarina"
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- Autoperceção dos enfermeiros das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimaduraPublication . Fernandes, Ana Catarina; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório integra a Unidade Curricular Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório II do 2.º ano do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Estrutura-se em duas partes: a primeira corresponde à reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em EMC, adquiridas nos contextos de estágio — Serviço de Urgência Polivalente, Serviço de Medicina Intensiva e em pré-hospitalar (Ambulância de Suporte Imediato de Vida/Viatura Médica de Emergência e Reanimação); a segunda parte é dedicada à componente de investigação. A componente prática permitiu consolidar conhecimentos técnico-científicos, ético-legais e relacionais, num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, com base em modelos teóricos como a Teoria de Benner e a Teoria das Transições de Meleis. A prática foi orientada para uma abordagem humanizada, segura e eficiente à PSC, com ênfase na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. A componente de investigação teve como principais objetivos: autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura e determinar se autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura mudou com a formação realizada. Os resultados demonstraram um impacto positivo da formação na perceção dos profissionais, destacando a importância da educação contínua na melhoria dos cuidados especializados. Este relatório reflete um percurso formativo enriquecedor, onde se valorizou a integração da teoria com a prática, a análise crítica e a investigação como instrumentos fundamentais para a excelência da prática em enfermagem especializada.
