Browsing by Author "Cavaleiro, Alexandre"
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- O desempenho no jogo Labirinto na avaliação da pessoa idosa – estudo piloto (Performance in Maze board game to assess elderly people– pilot study) (El desempeño en el juego Laberinto en evaluación de ancianos – estudio piloto)Publication . Marlene, Rosa; Lopes, Susana; Cavaleiro, AlexandreO envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Neste processo é natural identificar o declínio funcional e a diminuição da autonomia nas Atividades da Vida Diária (AVD’s), A avaliação das capacidades físicas e cognitivas revelam-se de extrema importância para o idoso. Objetivo: Caracterizar a habilidade do Jogo Labirinto como indicador de mobilidade funcional, capacidade cognitiva e medo de cair em idosos institucionalizados. Metodologia: Foi selecionada uma amostra, por conveniência, de 13 indivíduos com idade média de 80.92 6.24 anos, com capacidade de deambulação em curtas distâncias preservada. Os instrumentos aplicados foram: Timed up and Go (TUG) para avaliar a mobilidade funcional; o Six-Item Cognitive Impairment Test (6-CIT) para avaliar a capacidade cognitiva; a Falls Efficacy Scale (FES) para avaliar o medo de cair; o Jogo Labirinto. Resultados: As correlações obtidas foram fortes entre a mobilidade funcional (TUG) e a performance do jogo Labirinto (r=0.765; p=0.002), a capacidade cognitiva (6-CIT) e a performance do jogo Labirinto (r=0.622; p=0.023), medo de cair (FES) e a performance do jogo Labirinto (r=0.666; p=0.013). Conclusão: Os resultados observados demonstram o potencial elevado do Jogo labirinto como instrumento para avaliar a mobilidade funcional, a capacidade cognitiva e o medo de cair. Futuros trabalhos devem incluir amostras mais vastas, com idosos inseridos na comunidade.
- A Playful Panacea – Exploring the Role of Board Games to Assess Behaviour in People with DementiaPublication . Lopes, Susana; Cavaleiro, Alexandre; Rosa, MarleneAssessing behaviour in people with dementia is crucial for managing disease progression yet remains a significant challenge. This study explores the relationship between engagement and performance in a board game, aiming to position board games as a potential tool for assessing behaviour in people with dementia. An observational study was conducted with 13 individuals diagnosed with dementia, analyzing their engagement in cognitive and functional tasks and their relationship with the Ta!Ti! game performance. Despite clinical variability among participants, they tended to show higher engagement in cognitive tasks, particularly those involving visual processing. Qualitative game performance was found to correlate with both behavioural and verbal engagement during cognitive tasks. These findings suggest that board games could serve as valuable, complementary tools for evaluating engagement across different activities in people with dementia.
