Browsing by Author "Brum, Beatriz Machado"
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- Experiência através da práticaPublication . Brum, Beatriz Machado; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a experiência profissional vivida no ARQUIPÉLAGO-Centro de Artes Contemporâneas. O relatório desta experiência profissional enquadra-se entre o dia 1 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2017, trata-se de um relato da minha experiência como colaboradora e responsável do serviço educativo deste Centro de Artes. Nesta experiência foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Gestão Cultural, conhecer a instituição e a sua importância no panorama cultural Açoriano. Permitiu-me ganhar capacidades organizacionais e implementação de atividades. Desenvolvendo estratégias para cativar novos públicos, ou seja, repensar na real missão e posicionamento do serviço educativo. Este relatório apresenta o percurso realizado durante esta passagem profissional, aplicando sempre que necessário os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado.
- A luz como matéria, origem e invenção: uma análise da potência criativa da luz realizada a partir de um trabalho artísticoPublication . Brum, Beatriz Machado; Esteves, Philip José RodriguesO presente texto pretende investigar e apresentar algumas das questões mais relevantes que têm constituído o meu trabalho, enquanto aluna da ESAD.CR, ao longo de grande parte do período letivo entre 2012 e 2019. Desde a licenciatura em Artes Plásticas que o processo criativo constitui um dos fatores mais importantes no meu trabalho. Se, por um lado, verifico que o meu interesse pelo desenho e pela pintura é evidente, sendo a questão pictórica um assunto que me interessa particularmente, por outro estou consciente que não sou propriamente ágil na criação de novas imagens. É aqui, precisamente, que nasce a minha problemática central: como pode um artista produzir novas imagens se não as cria de forma inteiramente intuitiva? É também aqui que nasce outra problemática, mais secundária, que diz respeito ao exercício do olhar — como parte da resposta à questão original. Todo este conjunto de procedimentos, que está na origem das imagens que faço, passou então a estar intimamente ligado a um olhar caracterizado não apenas por uma atenção a tudo o que me rodeia, mas, sobretudo, pela atenção a uma condição muito mais específica e precisa: o movimento da luz.