ESTG - Mestrado em Gestão
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Browsing ESTG - Mestrado em Gestão by Author "Amado, Rui Filipe Carvalho"
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- Formulação de uma estratégia de marketing para o canal digital da Americana – Papelaria, S.APublication . Amado, Rui Filipe Carvalho; Marques, Alzira Maria da AscensãoO crescimento das organizações está diretamente relacionado com a estratégia de marketing escolhida para alcançar os objetivos definidos. Com o aumento da agressividade da concorrência, a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a mudança do comportamento dos consumidores, as estratégias passaram a ter em consideração a área digital, não esquecendo, no entanto, as atividades de marketing realizadas no mercado tradicional (off-line). A Americana, S.A., empresa facilitadora do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), alvo do presente relatório, está consciente que a tendência é para competir com uma estratégia de marketing de convergência entre as atividades off-line e on-line e, nesse sentido, definiu como objetivo de estágio a formulação de uma estratégia de marketing para o canal digital. Assim, com base na observação direta, na análise de conteúdos e em entrevistas semiestruturadas, realizadas entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, desenvolveu-se um estudo de caso que assume as características de uma investigação-ação, aplicando conhecimentos e ferramentas de marketing digital e a metodologia de marketing estratégico na formulação da estratégia. Como suporte ao relatório, efetuou-se uma revisão da literatura sobre marketing digital e as suas ferramentas e sobre estratégia de marketing e o seu processo de elaboração. Posteriormente, foi desenvolvida uma auditoria de marketing, tendo-se concluído que a empresa não apresentava uma estratégia estruturada, seguindo apenas algumas orientações na área das vendas e de marketing digital. Identificaram-se as oportunidades, definiram-se os objetivos e a estratégia de marketing-mix e foi proposto um plano de ação para implementar em três anos, que visa a concretização dos objetivos estratégicos como: melhorar a qualidade do serviço, conhecer o mercado, melhorar os processos, melhorar a comunicação (on-line e off-line), criar valor para os clientes, otimizar o processo logístico, melhorar o serviço ao cliente, aumentar o valor da carteira de clientes e alcançar uma maior rendibilidade nas vendas.