ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Author "Almeida, Jéssica Noronha da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância de uma aplicação móvel e principais funcionalidades no acesso a serviços em hotéis de luxoPublication . Almeida, Jéssica Noronha da Silva; Costa, João Emanuel Gonçalves Santos; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoDe acordo com alguns estudos, os turistas, principalmente aqueles que fazem parte do segmento de luxo, criam expectativas elevadas quanto às experiências que irão vivenciar durante a sua estada num hotel dessa natureza. Neste sentido, a ausência de um serviço personalizado neste sector (em particular, no segmento de luxo) evidencia-se como um fator relevante, cuja lacuna deve ser alvo de discussão e reflexão, por forma a criar soluções inovadoras. De facto, a inovação tecnológica pode ser uma importante e atual estratégia para as empresas que procuram destacar-se no mercado hoteleiro, uma vez que os clientes (principalmente os do segmento de luxo) demonstram preferências e necessidades cada vez mais exigentes e personalizadas. Assim, tendo em conta as rotinas diárias associadas aos hotéis, a exploração de ferramentas digitais pode de facto promover um tratamento mais personalizado. É neste âmbito que surge o projeto, resultante da experiência profissional vivida no The Yeatman Hotel (localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal), onde o atendimento aos hóspedes é realizado de forma standard e sem registo das suas preferências. Por outro lado, também se constatou que a tecnologia não tem sido explorada de acordo com as capacidades que o The Yeatman Hotel dispõe, uma vez que não lhe é dado qualquer relevo para auxiliar na personalização das experiências/preferências dos hóspedes. Assim, por forma a conhecer o padrão de comportamento dos turistas, frequentadores de hotéis do segmento de luxo, em relação à utilização de novas tecnologias nas suas viagens turísticas, foi aplicado um inquérito por questionário na cidade do Porto. O inquérito foi aplicado a 392 turistas, de ambos os sexos, durante os meses de maio, junho e julho de 2023. Desta forma foi possível caracterizar este tipo de turistas no que respeita à valorização na utilização da tecnologia durante a viagem. Com base nos resultados obtidos, foi possível direcionar a criação de um protótipo. de uma aplicação móvel, integrado no hotel, onde o cliente tem acesso aos serviços e às informações da sua hospedagem, acesso a um atendimento mais rápido e personalizado, cujos benefícios atuam como motivação à sua fidelidade. Na análise dos resultados, pode-se verificar que a maioria dos inquiridos, demonstrou estar à vontade com a implementação de inovação tecnologia no turismo e facilidade na utilização de aplicações móveis. Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o hotel e os seus clientes, é percetível que a adoção de inovações tecnológicas é, portanto, algo já esperado pelos clientes do segmento de luxo.
