ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Author "António, Ana Raquel Henriques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anosPublication . António, Ana Raquel Henriques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem.